Conecte-se conosco

Mundo

Veículo SUV resgatado do Afeganistão em avião e causa polêmica na internet; entenda

Um automóvel da marca Toyota foi flagrado dentro de um cargueiro dos EUA. Veículo ocupava espaço que poderia ser usado por pessoas e animais.

Publicado

em

Nos últimos dias, diversas imagens de pessoas fugindo do Afeganistão circularam pelas redes sociais. Uma delas chamou a atenção de diversos usuários e acabou até indignando boa parte deles. Um automóvel está sendo carregado junto a diversos passageiros que se espremem dentro da aeronave.

Leia mais: Atentado em Cabul deixa ao menos 95 mortos e 150 feridos, mostra novo balanço

Infelizmente, muitas das cenas transmitidas sobre a fuga do grupo extremista Talibã são trágicas. Exatamente por isso, a imagem de um Toyota Land Cruiser no voo gerou indignação. O SUV de grande porte acaba ocupando espaço de diversas outras pessoas que poderiam ser salvas. O resgate do carro foi feito por um avião enviado pelos Estados Unidos da América (EUA).

Reações na web

O comediante Ricky Gervais comentou a imagem em sua conta no Twitter. Ele disse: “eles resgataram a ‘porcaria’ de um carro? Que vergonha”. Outro usuário da rede comentou:

“Alguém mais acha estranho que os EUA possam evacuar 16 mil pessoas em 24 horas, mas o melhor dia do Reino Unido até agora tenha sido apenas de 2 mil? Existem apenas dois fluxos para o lado militar do aeroporto de Cabul: Reino Unido e EUA. O Reino Unido tem 8 C17s, os mesmos aviões que os EUA estão utilizando. É um voo de 3 horas para Doha.”

As autoridades disseram que o carro se tratava de um veículo diplomático e que havia espaço suficiente. 

Por outro lado, um ex-militar (Paul Pen Farthing) que hoje é ativista dos direitos animais não conseguiu ajudar 200 bichos. A ideia era retirar os animais domésticos do Afeganistão a fim de evitar o sacrifício deles.

A iniciativa recebeu o nome de “operação Arca”, mas não foi aceita pelo governo. A resposta foi a de que a vida de animais não estaria acima das de “homens, mulheres e crianças”.

A negativa para o resgate de animais também foi alvo de comparações e críticas dos internautas. Afinal, um carro foi salvo, enquanto outras vidas não-humanos acabaram abandonadas.

Um dos motivos especulados sobre o que levou a resgatar o carro, diz respeito à proteção. O Talibã poderia se apropriar do veículo moderno para compor sua frota.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS