Economia
Veja como cancelar uma compra feita no cartão de crédito
Em caso de arrependimento, produto com defeito, preço diferente ou compra não realizada, o consumidor tem direito legal de pedir cancelamento.
Seja por um produto com defeito ou simples arrependimento, o consumidor tem direito legal de cancelar uma compra. Mas, nem todo mundo sabe como proceder nesses casos, e a resposta é bem simples. Primeiramente, é preciso saber em quais casos o cancelamento pode ser feito. Confira.
Lei do Arrependimento: Para produtos comprados pela internet ou por telefone, o Código de Defesa do Consumidor assegura a possibilidade de cancelamento em até 7 dias, previsto na Lei do Arrependimento.
Compra com defeito: Nesse caso, a lei assegura um prazo de 30 dias para troca direto com estabelecimento em caso de bens não duráveis (roupas ou comidas, por exemplo). Os bens duráveis (automóveis, eletrodomésticos, entre outros) podem ser trocados em até 90 dias. O vendedor pode fazer o estorno da cobrança ou oferecer alguma alternativa entre os produtos disponíveis.
Preço diferente: O cliente compra um produto por um valor mas, ao verificar na fatura, encontra uma quantia diferente. Nesse caso, é possível que o cancelamento seja feito diretamente com a loja responsável pela venda e, caso não haja solução, o procedimento recomendado é acionar a operadora do cartão.
Compra não realizada: Caso apareça na fatura alguma compra que não foi feita, a operadora do cartão normalmente entende que é um problema de segurança, como clonagem ou vazamento de dados. Por isso, geralmente o procedimento é cancelar o cartão e enviar outro.
Para cancelar uma compra, o primeiro passo é entrar em contato diretamente com o estabelecimento em que a transação foi realizada, seja presencialmente, por telefone ou via contato online.
Caso haja algum tipo de atraso ou má vontade para resolver a situação, o cliente deve abrir um chamado em sites direcionados à defesa do consumidor, como o Reclame Aqui, por exemplo.
Caso a loja não resolva o problema, o passo seguinte é buscar a operadora do cartão de crédito e tentar resolver diretamente com eles. Em geral, esse procedimento funciona bem, no entanto é necessário guardar comprovantes que mostrem os detalhes da transação e confirmem o motivo do cancelamento.
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