Agronegócio
Veja como cultivar a lithops e aumente a sua coleção de plantinhas!
Conhecida como pedra viva, a lithops é um tipo de suculenta com formato diferenciado e muito atrativa! Veja mais detalhes.
Você já ouviu falar da lithops? Esse tipo de suculenta possui formato diferenciado, que lembra o visual de uma pedra.
Nativa das regiões áridas da África, a lithops possui tamanhos, cores e texturas variadas. Seu nome vem do grego e significa “face de pedra”, pois possui aparência rochosa.
Além disso, a espécie se camufla facilmente no solo, sendo bastante conhecida como pedra viva. Ficou curioso? Conheça as principais características e como cultivar a lithops da maneira correta. Confira!
Veja como cultivar lithops em casa
Veja os principais cuidados básicos para ter um cultivo de sucesso.
Iluminação
A lithops deve ser cultivada em locais com bastante claridade. Entretanto, caso a espécie for receber luz solar direta, que seja pela manhã.
Regas
Em relação á rega, a lithops possui algumas restrições. A planta não deve ser molhada durante o inverno e nos demais períodos, a rega deve ser feita apenas uma vez por semana, quando o solo estiver seco.
Além disso, você deve se atentar ao desenvolvimento da mesma para a realização das regas, que deve ser cortada ao surgirem novas folhas e até o final do processo de substituição das folhas antigas.
Substrato
Você pode produzir o seu próprio substrato em casa. Basta misturar terra vegetal, areia e perlita. Com essa misturinha, a sua planta irá se desenvolver bem.
Adubação
As lithops não são exigentes com relação à adubação. Isso porque são plantas de clima seco e pobre em nutriente.
Floração
A floração acontece no outono e começo do inverno. Elas abrem em dias ensolarados e fecham no começo da noite, durando aproximadamente 5 dias. Além disso, suas flores variam entre os tipos e podem ser amarelas, brancas ou alaranjadas.
Muda
O jeito mais fácil de obter mudas de lithops é por meio da aquisição de sementes. Você pode adquirir elas em lojas especializadas e de jardinagem, ou obtê-las através da polinização manual entre duas plantas com flores.
Pragas e doenças
O aparecimento de pragas e doenças pode surgir com o excesso de água. Além disso, as raízes podem apodrecer, além de sofrerem ataques de ácaros. Para combater tais pragas, o indicado é utilizar produtos com óleo de Neem.
Cuidados necessários
É importante ficar atento às condições climáticas da sua região, água, além de acompanhar o desenvolvimento da planta na hora do cultivo.
Suas variadas cores, texturas e formatos irão deixar o seu jardim ainda mais charmoso, se cultivadas da maneira correta.

-
Tecnologia7 horas atrás
5 ajustes essenciais em celulares Samsung que todo dono deve fazer
-
Mundo15 horas atrás
Musk deve deixar o governo Trump em breve, diz jornal
-
Cotidiano2 dias atrás
Feriados de abril: veja quais caem em dias úteis e podem virar descanso prolongado
-
Empresas2 dias atrás
Prosegur pretende investir 5 milhões de euros no Brasil
-
Agronegócio1 dia atrás
Não mate sua planta! Veja dicas essenciais para cuidar da zamioculca
-
Empresas2 dias atrás
Taurus adquire fabricante turca de armas Mertsav
-
Investimentos1 dia atrás
Com alta da Selic, quais investimentos se tornam mais atrativos?
-
Economia2 dias atrás
Fim dos apps de banco? Ex-presidente do BC fala sobre próxima revolução financeira