Conecte-se conosco

Agronegócio

Veja como é fácil plantar uva a partir da semente

Confira as dicas e comece hoje mesmo o cultivo da sua videira!

Publicado

em

A uva é uma fruta rica em nutrientes e antioxidantes, que trazem muitos benefícios para a saúde. Esses componentes são encontrados na casca, folhas e sementes, e auxiliam na prevenção do câncer, diminuição da fadiga muscular e melhora do funcionamento do intestino.

Veja também: Veja 6 motivos para inserir frutas na sua alimentação

A fruta também contém uma quantidade alta de resveratrol, um antioxidante que combate os radicais livres do organismo. Ela ainda tem vitaminas A, C, E e K e minerais como cálcio, magnésio, fósforo e potássio.

Como cultivar?

Primeiramente, é importante saber que, em geral, o cultivo se dá a partir de mudas ou enxertos, mas você também pode cultivá-las através das sementes. Para isso, escolha a variedade desejada e selecione algumas sementes.

Prefira as mais firmes e em bom estado. Para saber quais as sementes saudáveis, você pode mergulha-las em água. As que boiarem e flutuarem devem ser descartadas pois estão podres. As que afundarem, estão saudáveis. Lave as selecionadas e deixe-as de molho por cerca de 24 horas.

Em um recipiente, como uma tábua quadrada de plástico ou vidro, espalhe as sementes e cubra-as com areia molhada, vermiculita e folhas de papel toalha. Por fim, feche esse recipiente envolvendo-o com um saco plástico. Armazene-o na geladeira por aproximadamente 3 meses, até as sementes germinarem.

Após o processo, plante as sementes em vasos com espaço de 4 centímetros entre elas. Acrescente substrato rico em matéria orgânica. Em seguida, deixe-os em local com temperatura média de 25ºC e incidência de luz. A rega deve ser feita somente quando o solo estiver seco, mas sem encharcar.

Depois de oito semanas, as vinhas começarão a crescer e devem ser transplantadas para o solo de canteiro. É necessário que o local possua boa incidência solar e seja drenado e rico em material orgânico com fertilizante.

O ideal é que cada vinha deve ficar a cerca de 2 metros de distância umas das outras para que suas raízes possam se expandir se, problemas. Se possível, coloque estacas entre elas para facilitar seu crescimento.

Também não se esqueça de fertilizar o solo todos os anos e fazer a poda das folhas mais escuras. As videiras demoram cerca de 3 anos para começarem a produzir a uva.

Publicidade
Comentários

MAIS ACESSADAS