Economia
Veja como fica o saque do PIS/Pasep a partir de 2022
O saque do PIS/Pasep teve mudanças e vai ser pago ao longo de todo o ano que vem aos trabalhadores brasileiros. Veja como consultar.
O saque do PIS/Pasep, assim como outros benefícios, teve mudança nas regras para o ano que vem, com reajustes para 2022. Primeiramente é considerado o valor do salário mínimo para o ano que vem e, segundo os primeiros anúncios do governo, que pode chegar a R$ 1.200.
Leia mais: Já sabe qual o valor e quando vai receber seu 13º salário? Descubra agora!
O cálculo do novo salário mínimo é feito pela revisão no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). O valor ainda não está confirmado pelo governo federal. Por isso, o abono salarial ainda deve ser definido.
Com as mudanças no pagamento do abono salarial, a previsão é de que o benefício fique disponível a partir de fevereiro do ano que vem.
Além disso, o pagamento deve ser feito até dezembro para todos os trabalhadores que atendem aos requisitos do benefício.
Dessa forma, com base nas mudanças no abono salarial do PIS/Pasep, agora o benefício vai ser pago ao longo de um mesmo ano.
Saque do PIS/Pasep
O valor do benefício do PIS/Pasep é diferente para cada trabalhador. Ou seja, o cálculo para o saque do PIS/Pasep é feito de acordo com os meses trabalhados no ano de referência.
De acordo com o tempo de trabalho, se forem 12 meses, o valor pago no abono é referente ao salário mínimo total. Se foram menos meses de trabalho, o pagamento é feito de forma proporcional.
Para ter direito ao saque do abono salarial do PIS/Pasep o trabalhador precisa estar inscrito no Programa de Integração Social (PIS) por pelo menos cinco anos.
Por outro lado também precisa ter recebido pelo menos dois salários mínimos no ano referência e ter trabalhado de carteira assinada por, no mínimo, 30 dias.
Cabe às empresas o envio correto das informações dos trabalhadores. Ou seja, para garantir o direito, o empregador tem o compromisso de manter atualizada a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).
Consulta ao saque
Para saber se você tem direito ao saque do abono salarial do PIS/Pasep, a consulta pode ser feita de duas formas:
- No caso do PIS, para os trabalhadores de empresas privadas, a consulta pode ser feita pelo aplicativo Caixa Trabalhador, também no site da Caixa ou pelo 0800 726 0207
- Já no caso do Pasep, para os servidores públicos, a consulta é feita pelo telefone 4004-0001 (em capitais e regiões metropolitanas) e pelo 0800 729 0001 (nas demais cidades brasileiras). Deficientes auditivos podem ligar no 0800 729 0088.

-
Finanças2 dias atrás
Caixa Tem lança cartão sem anuidade e com limite inicial de R$ 800
-
Cotidiano1 dia atrás
Feriados de abril: veja quais caem em dias úteis e podem virar descanso prolongado
-
Cotidiano2 dias atrás
7 mil vagas para tirar CNH grátis: período de inscrição já começou
-
Automobilística2 dias atrás
Renault Sandero sai de linha no Brasil após 17 anos: veja os motivos
-
Mundo8 horas atrás
Musk deve deixar o governo Trump em breve, diz jornal
-
Empresas1 dia atrás
Prosegur pretende investir 5 milhões de euros no Brasil
-
Empresas2 dias atrás
Sukiya suspende atividades após cliente achar inseto na comida
-
Agronegócio1 dia atrás
Não mate sua planta! Veja dicas essenciais para cuidar da zamioculca