Finanças
Veja como negociar suas dívidas de cheque especial e empréstimos
Má gestão e falta de controle financeiro podem comprometer o pagamento de contas, mas algumas dicas podem ajudar a sair do vermelho.
A ausência do planejamento financeiro pode acarretar em problemas para o bolso. Com a má gestão dos recursos, o dinheiro mal dá para pagar as contas e ainda sobram dívidas de tributos – IPTU, IPVA, além de outros gastos de início de ano. Além disso, caso tenha extrapolado nas festas de final de ano com presentes e viagens, até os empréstimos e cheque especial entram na bola de neve.
Em circunstâncias como essa, o mais indicado é ir atrás do banco para tentar renegociar a dívida. “O cliente pode negociar com o próprio banco e trocar a linha de crédito que ele tem. Quitar o cheque especial e pegar uma linha de crédito mais barata, dando um carro, um apartamento, uma garantia, e os juros caem”, afirma o especialista em investimentos e finanças, Haroldo Monteiro, em entrevista ao site Valor Investe.
Segundo o profissional, outra alternativa é usufruir da portabilidade. “Ele pode usar a portabilidade de dívidas entre bancos. Tem que ficar de olho no que os bancos podem oferecer, negociando a dívida com outro banco e afirmando que quer uma linha de crédito mais barata. É importante avaliar se a parcela cabe no bolso, senão ele não vai conseguir resolver. Isso não serve apenas para o cheque especial, mas outra dívida que ele tenha, como uma pessoal”, aconselha.
E caso não consiga quitar a dívida, é de extrema importância avisar o banco e o mais rápido possível. “Uma pessoa tem uma linha de cheque especial de R$ 20 mil, por exemplo, e precisou passar por uma emergência. O mais indicado é que ele se antecipe, caso saiba que não vai conseguir cobrir essa dívida, e comece a negociar com o banco para fazer uma nova linha de crédito. O que não pode é o cliente apenas pagar juros e não conseguir pagar a dívida, assim ela fica gigante”, argumenta Monteiro.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp