Conecte-se conosco

Agronegócio

Veja o passo a passo de como criar a sua própria composteira caseira 

Simples e prática, a composteira é ideal para o bom desenvolvimento de suas plantas  e ainda pode ser realizada de forma sustentável.

Publicado

em

Você sabe o que é uma composteira? De maneira simples, a composteira é um sistema de reciclagem prático, compacto e higiênico dos resíduos orgânicos, onde minhocas e microrganismos transformam restos de alimentos em adubo de excelente qualidade. De fácil manuseio, a composteira caseira não produz cheiro nem atrai insetos e animais indesejados.

Sabe-se que um dos principais fatores para uma produção de sucesso, sem dúvidas são os nutrientes adequados para que haja um bom desenvolvimento das plantas. Dessa forma, o ideal é que haja previamente, um preparo da terra, pois a maioria não possui as características necessárias para realizar um bom cultivo, seja para revenda ou consumo próprio.

Entretanto, existem formas simples de levar nutrientes para o solo onde será feito o plantio de forma orgânica, sendo uma delas a compostagem. Por isso, hoje vamos mostrar como preparar a sua própria composteira caseira e como utilizá-la. Confira!

Como preparar a composteira

Para fazer a sua própria composteira caseira, você irá precisar de:

  • 1 pote/recipiente de 500 gramas

O ideal é que o pote possua tampa e que sejam feitos pequenos furos no fundo e na lateral, para ajudar na decomposição.

Com o seu pote preparado, basta adicionar cascas de restos de comida, como banana e batatas. Além disso, uma ótima opção é utilizar folhas ou grama seca e serragem, a fim de evitar a proliferação de larvas. A composteira é essencial para produzir chorume e húmus para os seus futuros cultivos.

Agora que você sabe como preparar a sua própria composteira, que tal colocar em prática?

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS