Conecte-se conosco

Economia

Veja o que fazer para garantir a melhor aposentadoria possível

Planejamento e procura por advogado especialista podem poupar de insatisfações ao se aposentar.

Publicado

em

Como conseguir a melhor aposentadoria

Para garantir a melhor aposentadoria, uma das primeiras coisas que o trabalhador precisa saber é que, no ato da análise, todo o seu histórico de contribuições será pesquisado, tanto pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) quanto pelo Regime Próprio de Previdência Social. 

Sendo assim, trabalhadores que expuseram sua vida a risco ou estiveram em contato com agentes nocivos durante o exercício profissional podem solicitar aposentadoria especial, ou conversão de tempo especial em comum. Mas nem só a comprovação da prática é necessária, já que as regras de aposentadoria passaram por diversas alterações, o que faz necessário entender a lei que estava em vigor quando o profissional atuou no cargo, para assim saber se possui direito ou não.

Ainda sobre as modificações na legislação sobre a aposentadoria, um exemplo de mudança radical foi a última Emenda Constitucional 103/2019. Por meio dela, assim como em demais reformas da previdência, foram concebidas regras de transição. É importante conhecer todas, inclusive as regras anteriores, pois, caso o trabalhador tenha adquirido o direito de se aposentar antes da aprovação da reforma, será a legislação antiga o pilar para os cálculos e a concessão da aposentadoria.

Uma dica válida para diferentes situações é guardar comprovantes, o que não seria diferente com relação a trabalho e contribuições para o INSS. Contrato de prestação de serviço, rescisões de contrato, recibos e outros papéis podem ajudar na comprovação junto à previdência, visto que, em muito casos, os dados não são enviados corretamente ao órgão competente e o empregado recebe uma comunicação com prazo de 30 dias para apresentá-los. O mesmo vale para os funcionários públicos.

Outra informação valiosa é quanto à escolha do momento certo para fazer o pedido da aposentadoria. Em alguns casos, a pessoa acaba se antecipando e, por um ou dois meses, deixa de obter o direito de se aposentar mediante uma regra melhor. 

Por isso, é importante fazer uma análise prévia das regras mais convenientes. O planejamento é um passo importante e que pode ser feito com ajuda de um advogado previdenciarista, que irá direcionar o segurado para que não se surpreenda após a concessão. Vale lembrar que quanto mais rápido o trabalhador fizer seu planejamento previdenciário, mais ágil e seguro será o processo de aposentadoria.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS