Conecte-se conosco

Automobilística

Veja o que mudou nas regras do semáforo vermelho com a nova Lei de Trânsito

Muitos condutores não sabem, mas uma nova lei de trânsito passou a permitir uma manobra no sinal vermelho. Saiba do que se trata.

Publicado

em

Você sabia que existe uma regra nova para o semáforo vermelho? Com tantas atualizações nas leis de trânsito, é difícil ter conhecimento de todas as mudanças, porém, é importante que os condutores sempre busquem se atualizar com as informações, para evitar infrações desnecessárias.

Essa mudança está valendo desde abril de 2021, mas mesmo depois de todo esse tempo, muitas pessoas a desconhecem. Ela é fruto da Lei nº 14.071/2020 e libera uma manobra para o semáforo vermelho.

Para que essa nova regra dê certo, é preciso que o local esteja sinalizado, então, antes de te contarmos qual é a novidade, é importante que você entenda que a sinalização é imprescindível nesses casos, pois, do contrário, você pode ser encaixado em uma infração.

De acordo com a nova lei:

“É livre o movimento de conversão à direita diante de sinal vermelho do semáforo onde houver sinalização indicativa que permita essa conversão.”

Isso quer dizer que, desde o ano passado, é permitido dobrar à direita, mesmo com o sinal fechado, contanto que haja uma placa sinalizando a permissão da manobra. A placa que identifica esse tipo de permissão é a livre à direita.

Como não sabem da mudança, muitos condutores acabam não respeitando a sinalização e evitam fazer a conversão. Porém, nos casos em que a manobra é permitida e os condutores não se sentem seguros para executá-la, é indicado que troquem de faixa para permitir que outros condutores possam fazê-la.

Mesmo sendo permitida nesses casos, o motorista deve respeitar a preferência dos pedestres no sinal fechado, parando o carro sempre que alguém estiver na faixa. É importante também que o condutor sinalize a manobra com a seta, para evitar possíveis acidentes e infrações.

Caso o local não esteja sinalizado com placa, a conversão continua sendo proibida, e se o condutor for pego realizando a manobra, levará uma multa.

Por mais que a lei seja válida para todo o país, são poucos os municípios que já instalaram a sinalização para que os condutores possam utilizar essa atualização que tem o intuito de tornar o trânsito mais ágil.

Além dessa mudança, a nova lei também trouxe a regra do farol baixo, que desobriga condutores com DRL de ligarem o farol baixo em rodovias, a Lei do insulfilm, que considera irregular a película que contenha bolha ou transmitância luminosa menor de 70%, e a nova versão da CNH, mais segura e informativa para os condutores.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS