Conecte-se conosco

Automobilística

Vem aí o Fusca elétrico? Rumores sinalizam revolução na Volkswagen

Publicado

em

Depois de encerrar a produção de Fuscas ao redor do mundo, a Volkswagen pode estar cogitando o retorno dele, e mais do que isso: numa versão elétrica.  

O rumor ganhou força na última segunda-feira (12), depois que a montadora revelou o novo conceito do modelo que aparecerá em uma animação da Netflix, prevista para julho.

Desde então, reacendeu entre os fãs e adoradores do velho Fusca a esperança de que a fabricante alemã possa estar preparando algo para surpreender o mercado.

Milhões de compradores

Que o Fusca é famoso no mundo, todos sabem. Ele atraiu mais de 23 milhões de compradores, ao longo da história, sendo que a última versão exclusiva saiu de linha em 2019, nos Estados Unidos.  

O modelo foi aposentado, mas a fama segue viva, a ponto de a própria Volks dizer que continua se inspirando na herança da marca para decidir os passos na transição para os carros elétricos.

Exemplo claro disso é o SUV ID.4, primeiro elétrico da VW no Brasil e que possui o mesmo layout de motor traseiro do Fusca. Esse aspecto deixa o centro de gravidade mais baixo e a direção do carro mais emocionante na pista.

Versão da Kombi aumenta chances do Fusca

Outro modelo antigo e bastante adorado pelos consumidores da Volkswagen, a Kombi, foi agraciado com uma versão atual e elétrica, o ID.Buzz. Esse fato alimenta ainda mais a expectativa em relação ao possível relançamento do Fusca.

A ideia, inclusive, ganhou força em 2017, depois que o chefe de design na época, Klaus Bischoff, revelou que a empresa estava desenvolvimento um projeto para o futuro.

Fora isso, em 2014, a VW já tinha apresentado o E-Bugster, conceito de Fusca elétrico potente e com tecnologia de carregamento rápido feita em parceria com a Audi, BMW, Porsche, Ford e GM.

E-Bugster  

O E-Bugster, tido como o primeiro Fusca elétrico, foi projetado a partir do New Beetle e ficou 3 centímetros mais largo, apesar de ter o mesmo comprimento do Fusca padrão.  

O teto também foi reduzido e ficou 9 cm mais baixo, com 1,4 metro de altura. Isso foi feito para melhorar a aerodinâmica e dar um ar mais esportivo.  

Enquanto a montadora não se pronuncia oficialmente sobre um possível retorno do Fusca, resta-nos apreciar o que foi lançado no passado e o modelo do carro elétrico que estará em “Miraculous: Ladybug & Cat Noir”.  

A animação da Netflix foi feita em colaboração com a Zag e a Mediawan Kids & Family. O modelo elétrico do filme aparecerá ao lado do ID.Vizion, outro carro conceito da Volkswagen.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

Publicidade

MAIS ACESSADAS