Conecte-se conosco

Empresas

Verdade ou mentira: Carrefour é uma das grandes empresas que estão demitindo em massa?

Notícia afirma que o Carrefour fechou seis supermercados e demitiu 5 mil dos seus 70 mil funcionários. É verdade?

Publicado

em

A rede de mercados Carrefour atua no Brasil há quatro décadas e conta com mais de 70 mil funcionários para que suas 500 unidades em todo o país funcionem bem. Atualmente, a marca é a maior varejista de alimentos do país.

Desde o ano passado, empresas de grande porte e até mesmo startups vêm realizando demissões em massa. Estima-se que até a primeira quinzena de janeiro, mais de cem mil trabalhadores tenham sido dispensados.

Recentemente, algumas mensagens compartilhadas nas redes sociais ligaram o alerta de muita gente após afirmarem que o Carrefour fechou seis supermercados, demitindo 5 mil empregados de uma só vez. Na mensagem, a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é associada à decisão da companhia.

Notícia é verdadeira ou falsa?

De forma direta, trata-se de uma notícia falsa. Em nota oficial, a empresa informou que não fechou seis unidades e que tampouco demitiu esses milhares de funcionários. Além disso, o boato que circula afirma que manifestantes estão protestando em Brasília e que a mídia não está transmitindo porque encontra-se corrompida, o que também não é verdade.

Essa não é a única notícia falsa divulgada nos últimos dias, sobretudo acusando o governo do presidente Lula. Portanto, é preciso sempre ter cuidado ao compartilhar qualquer mensagem sem antes checar sua fonte. Para ter certeza de que determinada informação é verdadeira, pesquise se ela também foi publicada em sites confiáveis.

Como identificar uma fake news

Uma das características comuns entre as fake news é que geralmente faltam detalhes. Nessa, por exemplo, o criador do boato afirma que seis supermercados do Carrefour foram fechados, mas não especifica quais são essas unidades.

Outra marca são os erros de português e a informalidade excessiva. Essa notícia falsa termina com “Faz o L”. Um meio de comunicação sério, responsável e imparcial jamais concluiria um artigo dessa maneira.

Ademais, textos inverídicos costumam conter erros de português, incoerência e, claro, não apresentam fonte ou autor. Espalhar fakes news é crime, e caso o autor seja identificado, corre o risco de ser preso.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS