Economia
Verdade ou mito? Descubra se incluir CPF na nota ajuda a aumentar o score!
A dúvida de muitos consumidores é: CPF na nota aumenta ou não o score? Descubra aqui os efeitos dessa informação!
Seja no supermercado ou algum outro estabelecimento em que o pagamento é feito em caixa, você provavelmente já ouviu a pergunta: “deseja incluir o CPF na nota?” E, provavelmente você também ficou na dúvida sobre os efeitos de inserir ou não essa informação na nota fiscal.
Por exemplo, existe por aí um boato de que, ao inserir o CPF na nota fiscal de compras, o score pode aumentar ou, até mesmo, aumentar as chances de conseguir crédito e demais situações do tipo.
Primeiro, cabe explicar o que é o score: assim como diz o nome quando traduzido, trata-se de uma pontuação, que vai de 0 a 1000. Essa nota indica o quão capaz é o consumidor de arcar com suas contas dentro do prazo, nos próximos seis meses.
Assim, diversos serviços consultam essa pontuação antes de realizar vendas a prazo ou fornecer crédito para o cliente, por exemplo, já que é possível ter uma boa noção se a pessoa é boa pagadora ou não apenas com a consulta do score.
Então, CPF na nota aumenta ou não essa pontuação? O que é realmente verdade e o que é simplesmente boato sobre o assunto? Descubra logo abaixo.
Resumidamente, não. O CPF na nota não possui nenhuma relação com o aumento ou diminuição do score, por mais que faria sentido e a maioria das pessoas desejassem que assim fosse, já que as compras do dia a dia refletem um pouco o comprometimento do cidadão.
Para realizar a análise do score, o Serasa usa outras informações, que são mais relevantes para a análise de crédito em si. Um exemplo é o Cadastro Positivo, que reúne todos os bons pagadores e seus históricos de pagamento, além das dívidas negativadas, consultas de CPF por terceiros e demais informações.
Então, para aumentar sua pontuação, é preciso adotar outras medidas, sendo que a maneira mais simples é simplesmente arcar com todas suas contas em dia, sem deixar nenhuma pendência.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp