Conecte-se conosco

Tecnologia

Versão da 'Shopee'? Apple deve lançar modelo mais barato do Vision Pro, apontam analistas

Publicado

em

Desde que o Apple Vision Pro foi divulgado oficialmente durante o evento anual de desenvolvedores da empresa, um aspecto tem gerado dúvidas para o sucesso do dispositivo: o preço.  

Apesar de possuir características competitivas, o valor do óculos de realidade virtual pode desencorajar a compra de muitos consumidores. Ele será vendido, inicialmente, por US$ 3.499, ou seja, mais de R$ 17 mil.

A possibilidade de fracasso na popularização do modelo já levanta rumores quanto ao possível lançamento de uma versão mais barata. As projeções de analistas do mercado indicam que a Apple deve se render a isso até 2025.

Teorias

Como o dispositivo atual carrega a nomenclatura “Pro”, as especulações indicam que um modelo mais básico poderia se chamar, por exemplo, Apple Vision, apenas, ou Apple Vision One.

Essas análises, no entanto, ainda seguem como projeções, sem qualquer confirmação por parte da gigante de tecnologia. Resta-nos aguardar para ver como será o desempenho da novidade no mercado.

Características

O Apple Vision Pro possui duas lentes com resolução 4K, painel microLED e estrutura feita em vidro laminado tridimensional (3D). Ele é equipado, ainda, com dois chips, M2 e R1, e oferece agilidade no tempo de resposta.

As configurações incluem, também, cinco sensores, seis microfones e 12 câmeras, além de um sistema de áudio espacial que dá a sensação de que o som dos óculos, na verdade, é emitido pelo ambiente.

Possível novo modelo

Todo esse compilado de elementos gera um custo alto de produção e, por consequência, reflete no valor do produto. No caso de um modelo menos sofisticado, alguns cortes teriam de ser feitos.

Provavelmente, as reduções começariam pela tela e pelo processamento e, com isso, a qualidade da imagem e do desempenho seriam menores.  

Outros aspectos seriam a quantidade de sensores, que poderia diminuir, e a configuração de som espacial. Nesse caso, o ideal seria retirá-la para tornar o modelo uma versão mais em conta do Apple Vision.  

Essa alteração poderia, inclusive, influenciar os clientes a comprarem AirPods para obterem uma experiência de áudio semelhante a do modelo avançado.  

O Apple Vision Pro chegará ao mercado global em 2024, mas ainda segue sem previsão de data específica para comercialização no Brasil.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

Publicidade

MAIS ACESSADAS