Economia
Versão recente da PEC dos Precatórios propõe ‘Refis municipal’
Medida legislativa permite que prefeitos refinanciem dívidas, caso equilibrem contas
Nova proposta, inserida na versão mais recente da PEC dos Precatórios – em processo de votação na Câmara – abre margem para que os municípios negociem o parcelamento de suas dívidas com a União, em troca da aprovação de reformas previdenciárias locais.
Compromisso de prefeito – Para ser concedido, o ‘Refis municipal’ – termo cunhado por técnicos do Ministério da Economia, tomando como referência o programa federal de refinanciamento para devedores – os prefeitos terão de se comprometer com alterações nas regras previdenciárias, tendo em vista melhorar as contas municipais.
Negociação política – Ausente da versão original e decorrente de intensa negociação política no Congresso, a ideia do novo Refis é considerada uma “forma de garantir o apoio à tramitação da proposta por parte dos municípios, que podem ter direito aos precatórios”.
Mudanças nas regras – Caso tenham êxito no parcelamento das dívidas, os municípios ainda terão de comprovar uma série de mudanças específicas nas regras previdenciárias, como, por exemplo, como manter o conjunto de benefícios exclusivo para aposentadorias ou pensão por morte.
Prazo de 20 anos – Pela proposta, o parcelamento valeria para dívidas com vencimento até 31 de outubro próximo, mas também àquelas já parceladas, com prazo de pagamento de 20 anos. Isso vale para dívidas municipais, autarquias e fundações, e seus respectivos regimes próprios de Previdência (modalidade voltada a servidores) ou para o regime geral (voltado a cargos comissionados e à população em geral).
Isonomia com a União – Outra modificação prevê que os servidores municipais não poderão mais pagar alíquotas de contribuição inferiores àquelas pagas por servidores federais. Além disso, os municípios terão de adotar regras de elegibilidade, cálculo e reajuste de benefícios, conforme dispositivos semelhantes aos seguidos pelos servidores da União, tendo em vista o equilíbrio fiscal.

-
Bancos22 horas atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Imposto de Renda - IRPF18 horas atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Tecnologia2 dias atrás
Aviação de luxo: confira os 5 jatos mais caros do mundo
-
Economia2 dias atrás
Seu banco não quer que você veja este ranking de cartões para usar fora do Brasil
-
Tecnologia14 horas atrás
Seu PC virou uma ‘carroça’? Pode ser culpa da última atualização do Windows
-
Empresas10 horas atrás
Netflix por R$ 14,99? Veja quanto seria o valor da assinatura hoje, corrigido pela inflação
-
Finanças2 dias atrás
Nome continua negativado mesmo após pagar a dívida? Veja como resolver
-
Bancos1 dia atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp