Automobilística
Via exclusiva para ônibus: afinal, qualquer veículo pode utilizá-la? Descubra agora!
Confira como a faixa exclusiva para ônibus pode ser utilizada para aumentar sua segurança e não correr o risco de levar uma multa.
A via exclusiva para ônibus são faixas projetadas para permitir que ônibus expressos circulem, normalmente, estão localizadas entre vias destinadas a outros veículos e separadas por calçadas e cores que variam dependendo do local.
No entanto, apesar de serem exclusivas para ônibus, muitos usuários utilizam essas faixas sem perceber os perigos envolvidos. Por essa razão, a Setran, Superintendência de Trânsito, de Curitiba, oferece dicas para reforçar a segurança nessa área.
Quem pode usar a faixa?
Em dias normais, apenas os ônibus são permitidos de utilizar a faixa destinada a eles. Porém, em caso de emergências, veículos que prestam socorro, como ambulâncias e viaturas policiais, podem circular pela faixa.
A Setran está realizando diversas ações educativas nas faixas de trânsito exclusivas para ônibus da cidade, com a participação dos agentes da Escola Pública de Trânsito de Curitiba (EPTran).
Além de enfocar os ciclistas, os agentes também oferecem orientações sobre travessia segura e outras precauções no trânsito. De acordo com o coordenador operacional da EPTran, Jayme Rodrigo de Paula, as ações educativas ocorrem diariamente.
“Aproveitamos para reforçar o uso da faixa e do semáforo para pedestres, também orientamos os motoristas para que tenham cuidado e atenção com os ciclistas e pedestres.
É fundamental que cada um faça a sua parte para que tenhamos um trânsito mais seguro”, comenta Jayme Rodrigo de Paula.
De acordo com a superintendente de trânsito de Curitiba, Rosangela Battistella, há áreas em Curitiba destinadas ao uso de bicicletas, inclusive próximas às faixas exclusivas para ônibus.
Hoje em dia, a cidade possui uma extensão de 259,3 quilômetros em sua rede cicloviária, que inclui ciclovias, ciclofaixas, ciclorrotas e vias compartilhadas.
“Embora seja proibido, muitos ciclistas e pedestres insistem em utilizar o espaço. As canaletas dão uma falsa sensação de segurança e não devem ser utilizadas pela população.
Infelizmente ainda temos muitos acidentes, inclusive fatais, que poderiam ser evitados. Por isso, estamos reforçando as ações de conscientização”, diz Battistella.
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas2 dias atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo2 dias atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp