Economia
Viagens gratuitas? Sim! Conheça o programa Identidade Jovem
O ID Jovem é um serviço que garante viagens para todo o Brasil de forma gratuita para jovens entre 15 e 29 anos. Veja!
O programa Carteira de Identidade Jovem disponibiliza passagens gratuitas para viajar pelo Brasil, destinadas aos jovens entre 15 e 29 anos. Criado em 2016, o cartão ID Jovem tem o objetivo de atender famílias de baixa renda que não possuem condições financeiras de viajar devido aos altos valores das passagens aéreas.
O programa está ativo e atende mais de 3,6 milhões de brasileiros, todos elegíveis para seus benefícios.
As empresas de ônibus exigem reservas com quatro opções de itinerários relacionados ao programa. Dois são totalmente gratuitos, enquanto os outros dois custam metade do preço original. O benefício também dá acesso à meia entrada em atrações culturais, esportivas, turísticas e etc.
A iniciativa proporciona aos brasileiros mais jovens mais oportunidades de aproveitar a vida. Esses benefícios incluem o acesso a lugares onde as pessoas aprendem, socializam e aproveitam as ofertas culturais.
O programa é voltado para jovens em situação de vulnerabilidade social, e é através do registro no CadÚnico que o Governo Federal identifica essas famílias. Um pré-cadastro online não obrigatório pode ser realizado através deste link e ser concluído presencialmente em até 240 dias em um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS).
Visto que o pré-cadastro no Cadúnico não é obrigatório, ele pode ser realizado presencialmente no posto de atendimento, ou seja, no CRAS, mais próximo a residência do jovem.
Para que este jovem seja elegível a ter seu ID Jovem, é necessário que sua família ganhe até dois salários-mínimos por mês, atualmente, isto é o equivalente a R$ 2.604. Caso a Medida Provisória do reajuste real do salário mínimo seja assinada, o valor de dois salários mínimos será R$ 2.640.
Com o registro no Cadúnico efetuado, o indivíduo pode solicitar a emissão do Id Jovem através deste link. Para ter acesso às vantagens do programa, é necessário logar em sua conta no aplicativo Id Jovem.
Com o cadastro realizado, o jovem deve mantê-lo atualizado a cada dois anos. Isso também é interessante para o jovem, porque o registro no Cadúnico é a porta de entrada para vários programas sociais do Governo Federal que podem atender a família do jovem em questão.
A exemplo disso, podemos citar o Bolsa Família, a Tarifa Social de Gás, o Minha Casa, Minha Vida, Farmácia Popular entre outros.

-
Tecnologia1 dia atrás
Não caia nessa! 3 mensagens que podem ser golpes disfarçados no WhatsApp
-
Mercado de Trabalho13 horas atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Investimentos2 dias atrás
O que são franquias e como começar uma, segundo dicas de especialista
-
Finanças2 dias atrás
Fatura paga na sexta: em quanto tempo o limite do cartão é liberado?
-
Economia2 dias atrás
Receita lança painel interativo sobre renúncias fiscais de empresas
-
Tecnologia1 dia atrás
Ferramenta expõe dados de contato no LinkedIn e preocupa usuários
-
Mundo2 dias atrás
FBI alerta para golpes com vozes geradas por inteligência artificial
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Brasil é o 6º país que mais adota trabalho remoto no mundo; veja o ranking