Conecte-se conosco

Curiosidades

Viaje no tempo: Descubra Kuri, a fascinante raça canina que já não existe 🕰️🐕

Publicado

em

No nosso planeta, diversas espécies de animais já foram extintas, com isso, algumas delas estavam bem próximas do homem, como os cães. Exatamente, caro leitor, você sabia que existem raças caninas que se extinguiram? Dentre os exemplos disto, podemos citar os antigos Molossos gregos e também os cães Kuri, de quem falaremos agora.

Essa espécie fascinante habitava a região da Nova Zelândia e até hoje são lembrados pelo povo Maori com muito respeito e deferência. De acordo com o que se sabe até o momento, por volta do século XIII a raça foi trazida para o país.

Segundo os relatos dos nativos, esses simpáticos animais chegaram nas canoas dos antepassados dos Maoris que migraram da Polinésia para a Nova Zelândia. Sem sombra de dúvidas, uma viagem e tanto para um cão, você não acha?

Crédito: Eu amo meu Pet/Reprodução

Quem foram os Kuri realmente?

Esta raça era principalmente conhecida por possuir uma pelagem longa e um tamanho diminuto, o que facilitava o seu transporte pelas famílias de povos nativos que colonizaram aquelas terras. O Kuri podia ser encontrado em tonalidades de preto, branco e mais algumas misturas diversas decorrentes de cruzamentos diferentes.

Outra característica peculiar que eles tinham é que eles não latiam e sim uivavam como lobos. Por ironia, a palavra utilizada pelos Maoris para fazer a descrição do som feito por seus pets era “auau“. Logo, o bichinho também tinha um espaço de destaque na mitologia local.

Diversas lendas falam que uma divindade denominada Irawaru possuía dois exemplares da raça como seus guardiões pessoais. Já de acordo com outro mito, o famoso semideus Maui (sim, o mesmo que aparece no filme Moana), irritou-se devido à preguiça demonstrada pelo deus e o transformou em um cão.

Mas não é só por conta das lendas que o animal era considerado sacro para os habitantes originais do país, pois o seu pelo branco era usado para fazer peças de vestuário e os seus ossos viravam colares e anzóis de pesca. Além disso, há relatos de que os Kuri eram utilizados em sacrifícios para apaziguar os deuses.

Agora, como um animal tão importante para uma cultura pode simplesmente desaparecer? Bom, segundo estudos científicos realizados neste campo, existe a teoria de que os cruzamentos com os cães trazidos pelos europeus acabaram por dizimar a raça pura.

Com o passar dos tempos, os exemplares sem mestiçagem se tornaram cada vez mais raros até se extinguirem por completo, e como naquela época praticamente ninguém pensava na possibilidade da espécie desaparecer, acabou acontecendo infelizmente o que ocorreu.

.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS