Conecte-se conosco

Automobilística

Viaje seguro: Por que evitar carros pré-2014 para suas aventuras?

Você tem o costume de viajar muito com a família? Então precisa pensar bem na hora de escolher seu carro. Confira essas dicas!

Publicado

em

Você tem o hábito de viajar de carro pelas estradas brasileiras? Se sim, você precisa saber que nem todos os veículos são adequados para esse tipo de aventura. Continue a leitura para entender por que carros fabricados antes de 2014 não são recomendados para viagens e o que você pode fazer para garantir a sua segurança e conforto na estrada.

O que mudou em 2014?

Em 2014, entrou em vigor uma nova legislação que tornou obrigatória a instalação de dois itens de segurança em todos os carros novos: o sistema de freios ABS e o airbag. Esses equipamentos podem fazer a diferença entre a vida e a morte em caso de acidentes, pois evitam o travamento das rodas e protegem os ocupantes de impactos.

Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2022, foram registradas mais de 37 mil mortes por acidentes de trânsito no Brasil, sendo que cerca de 60% delas envolveram veículos de quatro rodas.

Além disso, estima-se que o uso do airbag reduza em até 40% o risco de morte dos passageiros dianteiros e o do ABS em até 20% o risco de colisões frontais.

Portanto, viajar com um carro sem esses itens é colocar a sua vida e a dos seus acompanhantes em perigo. Você pode também ter problemas com a fiscalização, pois alguns estados e municípios já exigem a presença desses equipamentos nos veículos que circulam em suas vias.

O que fazer se você tem um carro antigo?

Se você tem um carro fabricado antes de 2014 e quer viajar com ele, existem algumas medidas que pedem ser tomadas para minimizar os riscos e melhorar o desempenho do veículo. Veja.

Revisão

Faça uma revisão completa do seu veículo antes de pegar a estrada. Verifique o estado dos pneus, dos freios, da suspensão, da direção, do motor, do sistema elétrico e dos fluidos. Troque as peças desgastadas ou defeituosas e leve um kit de emergência com ferramentas básicas.

Direção preventiva

Dirija com atenção e cautela. Respeite os limites de velocidade, as sinalizações e as regras de trânsito. Mantenha uma distância segura dos outros veículos e evite ultrapassagens perigosas. Não dirija sob efeito de álcool ou drogas e faça pausas regulares para descansar.

Outro veículo

Considere a possibilidade de alugar um carro mais novo e seguro. Se você não quer se preocupar com a manutenção do seu carro antigo ou se ele não oferece o conforto e a segurança que você deseja, uma boa opção é alugar um carro mais moderno e equipado para a sua viagem.

Você pode escolher o modelo que melhor se adapta às suas necessidades e ao seu orçamento e aproveitar as vantagens de um serviço profissional e confiável.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade

MAIS ACESSADAS