Agronegócio
Vitória-régia: um espetáculo natural que surpreende por sua grandeza
A vitória-régia encanta por sua beleza exuberante, mas ainda há muito o que descobrir sobre essa planta aquática tão graciosa.
Em algum momento da sua vida você já deve ter visto a vitória-régia (Victória Amazônica) em filmes ou até mesmo em lagos, se tiver tido sorte. A planta arredondada é a maior espécie aquática de todo o mundo e possui origens da bacia amazônica.
A vitória-régia também é nativa da Bolívia, Guianas e, por último, do Brasil. Essas plantas, quando jovens e em tamanho menor, possui uma característica única que é o seu formato de coração. A beleza da vitória-régia atraí os olhos de turistas e de todos que possuem a sorte de encontrá-la pessoalmente ao menos uma vez.
As principais características da vitória-régia
Essa planta é tão resistente e forte que aguenta flutuar até mesmo em dias de chuva intensa e pode aguentar cerca de 40kg de água, porém, esse peso precisa estar bem distribuído por toda a planta.
Marlon Lima é paisagista e explica:
“A flor, responsável pela reprodução surge na superfície da água no verão, é muito graciosa e perfumada, durando apenas 48 horas. Seu tamanho pode chegar aos 30 cm.”
Os melhores ambientes para criar uma vitória-régia
Há pessoas que possuem o desejo de criar a vitória-régia em jardins e até mesmo viveiros, mas o paisagista indica:
“O ideal é cultivá-la nas regiões de clima tropical e equatorial, e em tanques ou lagos com profundidade superior a 90 cm.”
A temperatura da água também precisa estar entre 29° C e 32° C para o melhor desenvolvimento da planta. Os replantios e adubações também são muito necessários para garantir sua sobrevivência e para que ela fique bem cuidada.
Propriedades medicinais
A vitória-régia também é conhecida por sua capacidade de cicatrização, ou seja, é uma planta depurativa. Lima ainda afirma:
“Além do seu uso medicinal, a vitória-régia é usada como alimento pela população nativa. Seu rizoma é rico em amido, ferro e sais minerais de grande valor energético.”
Para os animais ela também é muito importante, pois se tornam o abrigo de vários. Os peixes costumam ficar debaixo da planta para fugir de predadores, assim como alguns pássaros pousam em cima para caçar alimentos.

-
Cotidiano1 dia atrás
Feriados de abril: veja quais caem em dias úteis e podem virar descanso prolongado
-
Cotidiano2 dias atrás
7 mil vagas para tirar CNH grátis: período de inscrição já começou
-
Mundo9 horas atrás
Musk deve deixar o governo Trump em breve, diz jornal
-
Empresas1 dia atrás
Prosegur pretende investir 5 milhões de euros no Brasil
-
Agronegócio1 dia atrás
Não mate sua planta! Veja dicas essenciais para cuidar da zamioculca
-
Empresas2 dias atrás
Sukiya suspende atividades após cliente achar inseto na comida
-
Empresas1 dia atrás
Taurus adquire fabricante turca de armas Mertsav
-
Economia1 dia atrás
Fim dos apps de banco? Ex-presidente do BC fala sobre próxima revolução financeira