Conecte-se conosco

Agronegócio

Você conhece a guapeva? Saiba mais sobre essa fruta deliciosa e saudável

Listamos os principais benefícios dessa espécie tipicamente brasileira e rica em nutrientes.

Publicado

em

Tipicamente brasileira, a Guapeva, de nome científico Pouteria ramiflora Radlk, é muito utilizada no cardápio de muitos brasileiros. Conhecida popularmente por Abiurana-curriola-liso e pateiro, a guapeva possui frutos de cor amarela, que soltam um leite que deve ser retirado em água corrente. Após a lavagem, apresenta um sabor adocicado e sua polpa é de cor amarela e textura macia.

Além de muito saborosa, essa fruta contém muitas propriedades medicinais, sendo muito benéfica para a saúde. Por isso, hoje vamos falar um pouquinho mais sobre os benefícios da guapeva e como inserir essa fruta na sua alimentação. Confira! 

Conheça a guapeva

A guapeva é uma planta de grande porte, que pode atingir até 30 metros de altura. Essa espécie exótica produz flores melíferas, entre os meses de abril e junho. Para realizar o seu plantio, é ideal plantá-la em um local úmido, próximo a lagos e rios, pois se adapta melhor. Além disso, a guapeva possui folhas alternas simples, espiraladas.

Devido à sua ação antioxidante e anti-inflamatória, a guapeva é muito benéfica para a saúde. Além do mais, é possível retirar os seus compostos ativos e encapsulá-los para consumo, uma vez que eles, não apresentaram nenhum nível toxicológico. Outro benefício muito importante é que as frutas do cerrado ajudariam a impedir o crescimento celular, ou seja, têm um efeito positivo no tratamento contra alguns tipos de câncer.

Utilização da Guapeva

A guapeva pode ser utilizada na ornamentação de jardins, entretanto, é muito utilizada para fins medicinais, como nas indústrias farmacêuticas e cosmética, por auxiliar na prevenção de doenças crônico-degenerativas, como câncer e diabetes.

Entretanto, a guapeva é destinada também para a culinária. Essa fruta faz parte da rotina de muitos brasileiros, sendo consumida através de sucos, geleias, compotas, doces, mousses, sorvetes e também in natura.

Além disso, as sementes de guapeva, quando torradas, são destinadas ao tratamento de inflamações no fígado e icterícia. O azeite das sementes, também pode auxiliar no tratamento de reumatismo e da erisipela, além de possuir propriedades purgativas em sua composição.

Onde encontrar a guapeva?

A guapeva é fácil de ser encontrada em pomares domésticos ou em fazendas. Além disso, você pode adquirir suas mudas e sementes em sites ou em feiras livres e mercados.

Dicas 

Lembrando que, apesar dos inúmeros benefícios que a guapeva possui, o consumo em excesso é prejudicial à saúde. Dessa forma, o melhor a se fazer é procurar a ajuda de um médico para saber a quantidade ideal para ingerir no dia a dia.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS