Conecte-se conosco

Saúde

Você nem imagina: deficiência de ômega-3 pode levar a este transtorno mental

Estudo recente destaca a ligação entre a falta de ômega-3 no organismo e um maior risco de desenvolver um transtorno mental.

Publicado

em

A depressão é uma condição de saúde mental que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Embora sua etiologia seja complexa e multifacetada, pesquisadores estão constantemente buscando compreender melhor os fatores que contribuem para o desenvolvimento dessa doença.

Um estudo recente, publicado no Journal of Clinical Psychiatry, trouxe à luz uma descoberta intrigante: a deficiência de ômega-3 pode aumentar a propensão à depressão.

Ômega-3 e saúde mental

Os ácidos graxos ômega-3 são conhecidos por seus benefícios à saúde, especialmente em relação ao sistema cardiovascular. Eles são encontrados em alimentos como peixes oleosos (salmão, sardinha e atum), nozes, sementes de chia e óleo de linhaça.

Além de seus efeitos positivos sobre o coração, o ômega-3 também pode desempenhar um papel extremamente importante quando o assunto é a saúde mental.

O estudo

A pesquisa avaliou 432 voluntários que sofrem com a depressão, sendo que metade deles tomou 1.050 mg de ácido eicosapentaenóico (EPA) todos os dias, por oito semanas. O EPA, por sua vez, é um dos três principais ácidos graxos de ômega-3.

O restante dos participantes tomou um placebo com aroma de óleo de peixe, para que a diferença não fosse perceptível. Os resultados foram surpreendentes, apontando que para pessoas com depressão, não ansiedade, podem encontrar uma diminuição dos sintomas com o ômega-3.

Mesmo assim, a conexão entre a depressão e o ômega-3 ainda está longe der completamente compreendida, de modo que ainda não é claro se a falta do ácido graxo é capaz de desencadear a doença em si, ou se pode ser apenas mais um fator contribuinte.

No entanto, sabe-se que o ômega-3 desempenha um papel importante na saúde do cérebro, ajudando a reduzir a inflamação e apoiar a comunicação entre as células cerebrais.

Implicações do estudo

Os resultados desse estudo podem ter implicações significativas para a prática clínica. Profissionais de saúde mental podem considerar a avaliação dos níveis de ômega-3 em pacientes com depressão, especialmente aqueles com histórico prévio da doença.

A suplementação de ômega-3 pode ser uma estratégia adicional para auxiliar no tratamento da depressão, embora mais pesquisas sejam necessárias para entender completamente seu potencial terapêutico.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS