Tecnologia
Você pode ganhar uma Antena Digital gratuita pelo CadÚnico; veja como
Com a chegada do 5G, o sinal de televisão também melhorou, mas quem assiste à TV aberta precisa de um equipamento mais atualizado para receber o sinal.
O avanço da tecnologia que a chegada do 5G melhorou bastante o sinal de televisão, mas quem assiste à TV aberta e não conta com rede de TV a cabo, é imprescindível ter uma antena digital em casa. Com ela, a tecnologia de vídeo e áudio fica com uma qualidade muito melhor.
Para quem não dispõe de valores para melhorar a qualidade de sua TV e quer aproveitar o melhor que a nova tecnologia pode oferecer, é possível obter um Kit Antena Digital gratuito do governo. Basta que essa pessoa seja inscrita no Cadastro Único e ter uma antena parabólica convencional.
Dessa forma, os canais abertos conseguem ser captados, após serem transmitidos via satélite, gerando uma qualidade ainda maior, sem interferências. Isso é possível devido a uma parceria do Governo Federal com a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), que leva o nome de Siga Antenado.
A chegada do 5G resultou em uma limpeza nas redes de transmissão, fazendo com que o sinal chegue com melhor qualidade nas casas brasileiras. Além disso, a alteração nos sinais de transmissão passou de TV de Banda C para Banda KU, por isso os aparelhos para recebimento do sinal devem ser mais modernos.
As famílias de baixa renda recebem o kit e a instalação gratuita, para que possam obter o sinal atualizado, porém ele não é necessário, se já houver na casa uma antena digital em formato espinha de peixe.
Solicitar o kit é bem fácil, basta ligar para a central de atendimento da Anatel ou entrar no site do programa: sigaantenado.com.br. No site, é preciso acessar o menu, que fica no canto superior esquerdo da tela, e, em seguida, clicar em “Programa de distribuição de kits gratuitos”. O próximo passo é escolher a opção “Agende aqui” e informar o CPF e o número do NIS.
Depois, o interessado terá que preencher um questionário, onde haverá uma opção de escolha de agendamento para a instalação. No dia e horário marcado, um técnico irá até a residência para instalar o equipamento.
No momento, o 5G está disponível apenas em 22 capitais: João Pessoa, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Salvador, Goiânia, Palmas, Vitória, Florianópolis, Recife, Fortaleza, Natal, Aracaju, Boa Vista, Campo Grande, Cuiabá, Maceió, São Luís e Teresina.
Em breve, o sinal será distribuído para as demais capitais e, logo em seguida, para as cidades com mais de 500 mil habitantes.
Para fazer o Cadastro Único, basta ter mais de 16 anos e ir até um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) com um dos seguintes documentos: RG, Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento (se houver), CPF, Título de Eleitor, Carteira de Trabalho ou Registro Administrativo de Nascimento Indígena.

-
Tecnologia14 horas atrás
5 ajustes essenciais em celulares Samsung que todo dono deve fazer
-
Tecnologia11 horas atrás
Desconexão noturna: por que desligar o Wi-Fi do celular é essencial?
-
Mundo22 horas atrás
Musk deve deixar o governo Trump em breve, diz jornal
-
Cotidiano2 dias atrás
Feriados de abril: veja quais caem em dias úteis e podem virar descanso prolongado
-
Empresas2 dias atrás
Prosegur pretende investir 5 milhões de euros no Brasil
-
Agronegócio2 dias atrás
Não mate sua planta! Veja dicas essenciais para cuidar da zamioculca
-
Empresas2 dias atrás
Taurus adquire fabricante turca de armas Mertsav
-
Investimentos2 dias atrás
Com alta da Selic, quais investimentos se tornam mais atrativos?