Conecte-se conosco

Economia

Você pode ter dinheiros a receber pelo FGTS ou PIS/PASEP; confira

Muitas pessoas esquecem de sacar os valores do PIS/PASEP e do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), mas neste ano, os trabalhadores poderão resgatar estes valores esquecidos.

Publicado

em

Cédula de R$50

Muitas pessoas esquecem de sacar os valores do PIS/PASEP e do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), mas neste ano, os trabalhadores poderão resgatar estes valores esquecidos.

Veja também: Veja o calendário de pagamento do PIS/PASEP e quem tem direito de receber

Os valores, que poderão ser sacados agora, correspondem a números já disponibilizados anteriormente, mas que que não foram sacados nas datas certas, são eles: o abono salarial de 2019, o abono salarial de 2020, as Cotas do fundo PIS/PASEP e o FGTS.

Dinheiro esquecido do FGTS

Esta opção é para pessoas que estão sem assinatura na carteira a no mínimo três anos. Segundo a Lei do FGTS – 8.036/90 -, estes cidadãos possuem o direito de receber o valor disponível nas contas do Fundo de Garantia.

Para verificar se possui algum valor disponível, basta baixar o aplicativo FGTS no celular e logar com a conta Gov.br.

Caso tenha valores disponíveis, eles poderão ser sacados no mês de aniversário, comparecendo a uma agência da Caixa Econômica Federal com um documento de identidade, número do NIS e a carteira de trabalho, para comprovar a falta de assinatura no período indicado.

Valor esquecido do PIS/PASEP

Abono salarial

Cerca de 320 mil pessoas não sacaram o abono do ano-base 2019, e mais de 22 milhões do ano-base 2020. Quem pode receber estes valores são:

• Cidadãos cadastrado no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos;
• Que receberam remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base de 2019 ou 2020;
• Ter exercido atividade remunerada por, pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base de 2019 ou 2020;
• Dados atualizados na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)/eSocial.

Para verificar os valores disponíveis, é preciso entrar no aplicativo Carteira de Trabalho Digital ou no Gov.br, clicar na aba “Benefícios” e depois em “Abono Salarial”.

Cotas do fundo PIS/PASEP

Este é para cidadãos que trabalharam entre 1970 e 1988 com carteira assinada, militares e servidores públicos que atuaram neste período. Hoje há um total de R$ 23 bilhões disponíveis, de contas encerradas que foram esquecidas pelos beneficiários.

Para receber o valor é preciso ir até uma agencia da Caixa, apresentando um documento pessoal. Em caso de óbito do dono da conta, o valor pode ser sacado pelos dependentes ou herdeiros. Nestes casos, é preciso apresentar mais alguns documentos, como:

• Certidão de óbito e declaração de dependente habilitado à pensão por morte emitido pelo INSS;
• Certidão de óbito e a certidão ou declaração de dependente habilitado à pensão por morte;
• Alvará judicial designando os beneficiários ao saque;
• Escritura pública de inventário.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS