Conecte-se conosco

Automobilística

Você precisa conhecer estes GASTOS antes de comprar um carro

Se você está em busca de um veículo, é bom fazer uma boa pesquisa para ter consciência dos gastos com manutenção para não se arrepender depois.

Publicado

em

aluguel de carros

Quando se compra um carro, é preciso ter ciência de que ele gera gastos, mesmo estando em pleno estado de funcionamento.

Muitas pessoas se empolgam e, sem pensar, se jogam nessa compra sem calcular os gastos gerados pela manutenção, e isso implica diversos âmbitos, desde o custo com combustível, manutenção e revisão até taxas, impostos e seguros.

Um estudo da Serasa com a Opion Box mostrou que 40% dos brasileiros acham estas contas muito complexas. O estudo foi feito com mais de 2 mil brasileiros, e estes resultados são um pouco preocupantes.

É preocupante porque não planejar os gastos que um bem desse porte pode gerar na vida financeira pode acabar tornando caótico diante da primeira dificuldade. Imprevistos sempre acontecem com veículos, e é preciso se prevenir para que eles não abalem as finanças.

“Nós vemos que há uma dificuldade de educação financeira para as pessoas entenderem esses gastos todos”, disse Felipe Scheppers, que é COO e Co-Founder do Opinion Box.

Segundo Felipe, é preciso ver além dos gastos com financiamento e combustível, pois os veículos demandam muitas outras despesas que, se não planejadas, podem até acarretar uma dívida difícil de sair.

O estudo mostrou que 65% das pessoas possuem uma reserva de dinheiro para situações de emergência com o veículo, mas 90% respondeu que já tiveram alguma emergência. Isso quer dizer que muitos proprietários não estavam preparados financeiramente para dar conta de eventos repentinos.

Isso pode refletir no pagamento do IPVA, já que a maioria das pessoas costuma fazer uma reserva para o pagamento do imposto, mas muitas delas não conseguem fazer isso. Quando surge uma emergência, é dali que o dinheiro é retirado, comprometendo o pagamento seguinte.

É por isso que muitas pessoas acabam atrasando ou até mesmo não pagando o imposto sobre o veículo, correndo o risco de ser multado e ter o carro recolhido, tendo que desembolsar ainda mais valores do que se tivesse com a documentação em dia.

O ideal é sempre escolher um veículo pensando no custo de manutenção que ele vai gerar, avaliando a tabela de IPVA do estado de residência. Entre os gastos mais comuns com emergência estão o conserto de pneus e os mecânicos, de acordo com a pesquisa, então saber a média de preço desse tipo de serviço com antecedência é imprescindível.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS