Conecte-se conosco

Investimentos

Você precisa saber disso antes de investir no mundo dos games

Se por acaso você está pensando em investir no mundo dos games, recomendamos que você assista o filme Efeito borboleta. Uma metáfora que pode te influenciar a repensar. Confira.

Publicado

em

O filme Efeito Borboleta aborda que uma ação qualquer gera inúmeros outros efeitos, geralmente imprevisíveis situações. Isso se aplica muito bem neste assunto. Podemos analisar que no bater das asas da Apple, o Facebook será abalado, além de provocar contínuos efeitos borboleta nos demasiados setores tecnológicos, como o nicho de games mobile.

Como era antes

A partir de agora, a análise do acontecimento ocorrido no estúdio de games mobile Zynga, voltado para a produção de jogos conhecidos, por exemplo, FarmVille 3, Harry Potter Puzzles & Spells, Game of Thrones Slots Casino e outros, será a nossa ilustração.

Em um período onde FarmVille e Facebook eram consideravelmente a mesma coisa, pode ser afirmado que em algum momento Zynga tenha sido o maior subproduto que a publicidade do Facebook foi capaz de criar.

IPO bilionário

Em suma, a história dirigiu-se alguns anos em uma única lógica: desenvolvimento do jogo, investimento de milhões em campanhas direcionadas ao Facebook para a conversão de downloads, monetização dos usuários [upgrades, vidas e outros itens], decaimento lento do jogo.

Ao invés de gráficos referentes às condições climáticas, desempenho de vários sensores, o cockpit da Zynga seguia a linha de inúmeras campanhas implementadas no Facebook.

Dessa maneira, o que se podia entender é que Zynga não pertencia ao ramo de desenvolvimento de jogos incríveis, mas sim, em um comércio de solucionar problemas, gastando o máximo que podia com o Facebook para conseguir alcançar mais usuários, usando várias maneiras de permanecer com a monetização maior que o custo de captação.

Mediante essa maneira rendeu à Zynga um processo bilionário de distribuição das ações na bolsa (IPO).
Só em 2011, ela alcançou US$ 1 bilhão no seu IPO, a oferta mais elevada de uma empresa de tecnologia desde o Google, e depois da sua estreia, intensamente as ações chegaram US$ 10 para US$ 15 dólares. Após o IPO, a Zynga viu o custo da oportunidade de negócio para a empresa aumentar rapidamente.

No tempo que se seguiu a velocidade referente as despesas operacionais ultrapassou o crescimento da receita. Mas, de repente a fórmula passou a não dar certo. A partir desse momento, crescer organicamente tinha um valor muito elevado, e produzia retornos baixos.

Em 2012 até 2020, receitas da Zynga permaneceram normais, mudando intervalo de US$ 700 até US$ 900 milhões por ano. A quantidade de ações da companhia praticamente dobrou desde o IPO: na prática, seus acionistas se apropriaram cada vez menos de um resultado operacional que pouco crescia.

O efeito borboleta

Mas então surge empresa tecnológica, Apple, que ao mudar sua política de privacidade consegue impactar a capacidade do Facebook de evoluir seus algoritmos, afetando indiretamente todos os anunciantes que dependem da empresa de Zuckerberg para captação de novos usuários. Dos anunciantes estão o segmento de games mobile, sendo a Zynga um dos seus grandes representantes.

Quase caindo no abismo

Sem ter a permissão de compartilhar dados dos usuários com os anunciantes, muitos games mobile que não tinham uma monetização tão grande e por fim perderam sua viabilidade econômica.

De repente, somente empresas que cuidam o ciclo de comercialização de games tem acesso aos dados proprietários e alcançam boas campanhas de conversão e usam canais alternativos.

A proposta

Mas, em um dado momento a companhia obteve uma proposta de aquisição da Take Two, a publisher dona das estúdios Rockstar Games.

Empresas assim ficam reféns da ideia que o sucesso é um dos resultados menos prováveis, forçando uma consolidação. A Zynga por final adquirida pela Take Two, e outros estúdios estão sendo adquiridos por gigantes que possuem acesso à dados.

Geógrafo e pseudo escritor (ou contrário), tenho 23 anos, gaúcho, amante da sétima arte e tudo que envolva a comunicação

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS