Conecte-se conosco

Agronegócio

Você sabe o que são PANCs? Conheça essa categoria de plantas

As plantas alimentícias não-convencionais, além de versáteis, possuem diversos nutrientes. Confira mais detalhes sobre elas.

Publicado

em

PANCs é o termo usado para definir uma categoria de plantas alimentícias não-convencionais, que passaram a ganhar popularidade, visto à gama de benefícios que essas verdinhas proporcionam à saúde. E

sses vegetais não são cultivados com frequência nas hortas, mas podem ser consumidos in natura ou utilizados na preparação de vários pratos, como refogados, chás, doces, pães, bolos e outros.

Além disso, as PANCs, em geral, são ricas em proteínas, aminoácidos e vitaminas, apresentam fácil cultivo e são menos suscetíveis as pragas quando comparadas aos vegetais comuns. 

E se você ficou curiosos para conhecer um pouquinho mais sobre as plantas alimentícias não-convencionais, nós listamos logo abaixo 5 espécies e suas peculiaridades. Confira!

Ora-pro-nóbis

A espécie é uma cactácea trepadeira folhosa bastante rústica, perene, que se desenvolve bem em vários tipos de solo, tanto à sombra como ao sol.

Além de dar lindas flores muito belas e ornamentais, a ora-pro-nobis apresenta minerais como manganês, magnésio, ferro, cálcio, além de vitamina C e fibras”, e serve de ingrediente para produzir farinha, massas e pães. 

Reprodução: Freepik

Peixinho-da-horta

Rico em fibras e com alta capacidade antioxidante, a planta apresenta folhas acinzentadas e “peludinhas”. O modo de preparo mais comum é empanar as folhas e fritar, como se fosse um peixe de verdade. Além de saudável, a planta é muito saborosa.

Reprodução: Freepik

Capuchinha

A capuchinha é uma planta cujas flores, folhas e sementes são comestíveis e podem ser utilizadas tanto em ornamentação, como para fins medicinais. 

Reprodução: Freepik

Taioba

Popular, a taioba possui folhas grandes, grossas e bem verdes e a forma de preparo mais comum é o refogado. Algumas variações de taioba são tóxicas, portanto, é muito importante prestar atenção na escolha.

Reprodução: Freepik

Vinagreira

Por fim, temos a vinagreira, também conhecida como azedinha. A planta possui folhas avermelhadas e sabor azedo, sendo, por isso, muito utilizada na preparação de sucos e saladas. Ademais, tem baixo valor calórico, é rica em vitamina C e antioxidantes, além de apresentar ação anti-inflamatória. 

Reprodução: Freepik

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS