Finanças
Você sabe quais bens podem ser penhorados no pagamento de dívidas?
Se você tem dívidas e o caso for parar na Justiça, pode ser determinada a penhora de bens para o pagamento dos valores devidos.
Ter qualquer dívida é uma dor de cabeça para quem deve e também para quem espera receber o dinheiro, por isso, alguns bens podem ser penhorados como forma de resolver esse problema.
Leia mais: União pagou R$ 661,83 milhões em dívidas atrasadas de estados em outubro
A cobrança pode ser feita de diversas formas. Uma das possibilidades mais amigáveis é a penhora de algum bem, mesmo que possa ser difícil desfazer de algo. Mas, isso só é feito de forma legal diante da Justiça.
Por exemplo, se a pessoa cobra o pagamento da dívida na Justiça, o juiz pode definir que os bens do devedor sirvam como forma de pagamento, isto é, sejam penhorados.
Bens para pagamento de dívidas
Quando o cobrador escolhe por recorrer à Justiça para reaver o valor perdido, o juiz pode determinar que os bens do devedor precisam ser penhorados. Dessa forma, a possibilidade é uma forma jurídica de resolver a dívida para ambos os lados, de quem deve e de quem precisa receber.
Com isso, o bem penhorado fica retido como forma de garantir o pagamento. Apesar disso, a penhora só é possível quando fica comprovado que o devedor não tem nenhuma outra forma de pagar pelo débito.
Ainda de acordo com a definição da Justiça, existe um prazo para que o pagamento da dívida seja feito. Depois disso, se não cumprida a data decidida, os bens penhorados podem ir à leilão.
Assim, após o leilão, o valor é pago ao cobrador e também os demais gastos que possam surgir. Além disso, de acordo com a Justiça, se depois disso ainda sobrar alguma quantia, o dinheiro é devolvido ao credor.
Veja quais bens podem ser usados para pagar as dívidas:
- pode ser veículos;
- bens imóveis;
- móveis em geral;
- ações e;
- cotas em sociedades.
Além disso, vale também como bens para pagamento de dívidas pedras e metais preciosos.
Agora, se o devedor não tiver bens que possam ser penhorados, a Justiça pode escolher que o pagamento seja feito, por exemplo, com descontos no salário. Da mesma forma, é possível penhorar mais de um bem como forma de garantir o pagamento da dívida.

-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Quando um trabalhador tem direito ao adicional por insalubridade?
-
Agronegócio2 dias atrás
Cróton: conheça a rotina de cultivo ideal para essa planta
-
Tecnologia1 dia atrás
O melhor widget do Android é gratuito, nativo e quase ninguém aproveita
-
Investimentos2 dias atrás
O que o Fundo Garantidor de Crédito não cobre: veja os investimentos fora da proteção
-
Tecnologia1 dia atrás
Já sabe como usar? WhatsApp agora pode digitalizar documentos
-
Carreira20 horas atrás
Aprenda a baixar e proteger seus dados armazenados no LinkedIn
-
Tecnologia15 horas atrás
Criança gasta mais de R$ 7.500 em jogos online e mãe faz alerta
-
Finanças1 dia atrás
Crédito do Trabalhador: onde contratar o novo empréstimo consignado para CLT?