Conecte-se conosco

Agronegócio

Você sabe qual é a melhor época para plantar quiabo?

Confira essa e outras dias e obtenha bons resultados.

Publicado

em

Veja como é prático tirar a baba do quiabo com Vinagre (27/03)

O quiabo é um alimento típico e muito comum nas receitas mineiras, baianas e goianas. Seu sabor é bastante suave e levemente adocicado e combina com outros ingredientes mais picantes.

Veja também: Batata doce na água: como fazer o plantio?

O legume é pouco calórico e possui grande fonte de fibras, vitamina A, C, B6, cálcio, ferro, magnésio, fósforo, sódio e potássio. O item também é rico em água e contém proteína em sua composição, o que faz com que seu consumo previna algumas doenças e proporcione benefícios à saúde.

Plantio

Nas regiões de clima frio, a melhor época para plantar quiabo é entre setembro e janeiro. Nas regiões com climas amenos, é indicado realizar o cultivo de agosto a março. Já nos locais de clima quente, é possível cultivar o quiabo o ano todo.

O legume tem um tempo de colheita relativamente curto. É possível aproveitar seus frutos dentro de 60 a 80 dias após o plantio. Mas para obter os melhores resultados, são necessários alguns cuidados. Abaixo, listamos algumas dessas condições.

Solo
O ideal é que seja leve, fértil e solto, com sistema de drenagem para não provocar o apodrecimento das raízes. O pH deve ficar entre 6,5 e 7,6.

Regas
A espécie aguenta grandes períodos longe de água, mas o indicado é exagerar. Durante o período de germinação das sementes, é importante regar a planta pelo menos uma vez na semana.

Colheita
Na hora de colher o quiabo, é preciso utilizar uma faca afiada para que o caule da planta não seja danificado.

Para os interessados em cultivar o legume, é bom saber que dá para plantar o quiabo em vaso, caso não tenha muito espaço no jardim. A opção, inclusive, pode garantir bons resultados. Mas, para isso, é necessário que o recipiente possua grande profundidade, com espaço suficiente para acomodar as raízes longas.

Se possível, opte por um vaso na cor preta. Afinal, por se tratar de uma planta que adora o calor, a tendência é ela absorver mais luz solar graças a sua coloração. Também adicione alguns cascalhos na superfície para evitar o acúmulo de água no local, mantendo as raízes sempre saudáveis.

Publicidade
Comentários

MAIS ACESSADAS