Conecte-se conosco

Automobilística

Você sabe qual é o valor da multa para quem leva passageiros além do limite do veículo?

Prática é proibida e passível de penalidades, como multa. Saiba o valor a ser pago nesses casos.

Publicado

em

Multa de trânsito pode custar até R$ 17.608,20; conheça a infração

Mesmo que nos veículos exista o número máximo de passageiros que se pode transportar, sempre acabam acontecendo situações em que é dado o “jeitinho brasileiro”. Mas atenção! Ser pego dirigindo com mais pessoas do que o permitido no carro, além de perigoso, pode pesar no bolso. Esse ato vai contra as leis de trânsito e é passível de multa, além disso pode causar acidentes graves de trânsito.

Vale lembrar que para os carros comuns o número limite de passageiros é cinco. O motorista e um passageiro nos bancos da frente e até três passageiros no banco de trás. Existem diversos motivos pelos quais transportar passageiros a mais é perigoso. Entre eles, não existem cintos de segurança para todos e pode atrapalhar a visão do motorista, além de alterar o peso do carro, prejudicando sua estabilidade.

Todos esses problemas são coisas que influenciam para a ocorrência de acidentes de trânsito. Uma situação aparentemente inofensiva, de transportar uma pessoa a mais, pode trazer o risco de um acidente.

Levar mais do que o número permitido de pessoas no carro é uma infração média, com penalidade de multa e pontos na carteira. O valor da multa é de R$ 130,60 e ainda quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Além disso, é possível como medida administrativa a retenção do veículo.

Caso haja dúvidas de quantas pessoas podem ser transportadas no seu veículo, é possível conferir a informação no Certificado de Registro do Veículo (CRV).

É possível recorrer à multa em até 15 dias. A notificação de autuação será entregue em sua casa. Caso ultrapasse o prazo, é possível fazer novos recursos em primeira e segunda instância. Vale ressaltar que a multa somente poderá ser anulada, de acordo com a lei, no caso de legítima defesa ou em caso de emergência médica. Em ambos os casos, é preciso comprovar a situação.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS