Conecte-se conosco

Saúde

Você sabia que consumir cafeína pode influenciar no efeito de certos medicamentos?

Saiba mais sobre a interação da cafeína com alguns tipos de remédio, como os de tratamento para insônia, ansiedade, e vários outros.

Publicado

em

Aprenda a fazer o descarte correto de medicamentos vencidos

Praticamente todas as pessoas consomem alguma quantidade de cafeína, já que, além do popular cafezinho, a substância pode ser encontrada em refrigerantes, chás e energéticos. Assim, algumas pessoas se perguntam se podem tomar remédio com essas bebidas.

Seja por ausência de água ou até mesmo para mascarar o gosto pouco saboroso dos comprimidos de alguns remédios, tomar o medicamento com café, refrigerante, chá ou energético pode até parecer a mesma coisa, mas na verdade não é.

Isso porque a cafeína possui alto potencial de interação com diferentes fármacos, já que é um estimulante do sistema nervoso central. Assim, é de se imaginar que tomar um remédio que tenha efeito sedativo com um xícara de café não é a melhor das ideias.

Esses medicamentos que têm como objetivo acalmar, relaxar ou tranquilizar o usuários, como aqueles para insônia ou ansiedade, podem ser neutralizados, visto que a pessoa recebe os estímulos da cafeína e o relaxamento do fármaco, o que faz com que o tratamento não prossiga da maneira correta.

A cafeína também pode interagir com certos antibióticos, como as quinolonas, podendo fazer com que o medicamento diminua ou até mesmo iniba o metabolismo da cafeína, o que torna os efeitos dela ainda mais fortes.

Broncodilatadores e cafeína também não se completam muito bem, já que a toxicidade dos medicamentos prescritos para tratamento de asma, bronquite e doença pulmonar obstrutiva crônica pode ser elevada, o que causa falta de ar, agitação e taquicardia.

Consumir cafeína com medicamentos voltados para o tratamento da esquizofrenia também não é recomendado. Aqui, esses remédios aumentam a concentração no organismo, já que utilizam das mesmas proteínas e enzimas que a cafeína, o que traz riscos à pessoa.

Por fim, a melhor recomendação é seguir as orientações de seu médico quando ele recomendar o medicamento, sendo que em via de regra a sugestão será que o comprimido seja ingerido apenas com água.

Amante de filmes e séries e tudo o que envolve o cinema. Uma curiosa ativa nas redes, sempre ligada nas informações acerca da web.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS