Agronegócio
Você tem ESTE inseticida natural em casa e nem sabia? Descubra
Muitas pessoas não sabiam disso, mas a ciência fez seu trabalho de descobrir isso e compartilhar com o mundo.
Todo mundo sabe dos benefícios que a Babosa, planta conhecida também como Aloe Vera, oferece para o corpo e cabelo. É muito comum você ver pessoas utilizando cremes e shampoos com o extrato da planta, porque realmente ela traz grandes potencializadores para a saúde e crescimento dos fios.
Entretanto, a ciência descobriu outro detalhe completamente importante, que mudará a vida de muita gente. Você sabia que a casca da babosa pode ser um ótimo repelente? Pois é, a ciência descobriu como isso pode funcionar. Confira todos os detalhes!
Fonte: Freepik
A babosa é um ótimo repelente de insetos!
As cascas da babosa foram o tema de estudo em diversos círculos científicos, o que resultou em uma investigação realizada na Universidade do Texas em específico. A Sociedade Americana de Química (ACS) liderou um estudo focado nas propriedades da aloe vera, mais conhecida como babosa, nos campos agrícolas.
Nesse processo, os cientistas isolaram compostos que poderiam ser potencialmente inseticidas e conduziram experimentos em áreas agrícolas extensas e em pequenas plantações para saber se isso era verdade.
Essa descoberta gerou um grande otimismo na comunidade científica por sugerir a possibilidade de substituir fertilizantes químicos por alternativas ecologicamente corretas.
As pesquisas identificaram cerca de vinte substâncias, entre elas octacosano, subenniatina B, undecanona, dinoterb e ácidos diversos.
A presença desses compostos aromáticos levou a efeitos prejudiciais para diversos insetos considerados pragas, resultando em morte ou fuga. Ou seja, pode ser que a Babosa possa servir como uma alternativa como repelente.
Porém, é válido lembrar que esses estudos foram conduzidos em laboratório, sob supervisão de especialistas. Jamais tente replicar essas técnicas na sua casa para produzir repelentes, pois isso pode acarretar riscos de intoxicação e outros incidentes, como queimaduras.
O importante é que a aplicação dessa descoberta na indústria agrícola poderia reduzir o impacto ambiental, tornando o controle de infestações mais eficaz. Esse problema tem sido objeto de discussões há anos, especialmente relacionado à dependência de fertilizantes químicos no solo.

-
Finanças2 dias atrás
Caixa Tem lança cartão sem anuidade e com limite inicial de R$ 800
-
Cotidiano1 dia atrás
Feriados de abril: veja quais caem em dias úteis e podem virar descanso prolongado
-
Cotidiano2 dias atrás
7 mil vagas para tirar CNH grátis: período de inscrição já começou
-
Automobilística2 dias atrás
Renault Sandero sai de linha no Brasil após 17 anos: veja os motivos
-
Mundo8 horas atrás
Musk deve deixar o governo Trump em breve, diz jornal
-
Empresas1 dia atrás
Prosegur pretende investir 5 milhões de euros no Brasil
-
Empresas2 dias atrás
Sukiya suspende atividades após cliente achar inseto na comida
-
Agronegócio1 dia atrás
Não mate sua planta! Veja dicas essenciais para cuidar da zamioculca