Conecte-se conosco

Agronegócio

É de passar no cabelo e no jardim: como fazer adubo orgânico com babosa 

Descubra as muitas utilidades da babosa e como ela pode ser útil na adubação de plantas.

Publicado

em

A babosa, também conhecida como Aloe Vera, é uma espécie de planta suculenta cultivada para usos agrícolas, ornamentais e medicinais, sendo também muito utilizada na indústria de cosmético, já que, dentre suas propriedades e benefícios, destaca-se a sua capacidade de melhorar o aspecto da pele e do cabelo. 

Vale ressaltar, contudo, que além das vantagens popularmente conhecidas, a babosa pode servir como “adubo” para outras plantas, como enraizador natural e como pesticida.  

E para utilizar a babosa como adubo, é fácil! Você, inclusive, pode fazer de dois jeitos. Acompanhe as principais dicas logo a seguir!

Adubo líquido

Primeiro, separe algumas folhas de Aloe Vera. O ideal é retirar as de baixo, bem rente ao caule e depois cortar em pequenos pedaços. Em seguida, bata no liquidificador com água. Para cada folha de babosa grande, coloque um copo de água (200ml). Depois de bater, não há necessidade de coar e o adubo orgânico rico em micronutrientes estará pronto para manejo. A mistura pode ser usada para regar as plantas e é excelente para acelerar o processo de floração e frutificação. 

Compostagem

Outra opção, é fazer uma compostagem com as folhas da babosa. Essa é um pouco mais trabalhosa e requer mais paciência, todavia, o produto final será um adubo sólido semelhante a terra preta, riquíssimo em nutrientes. 

Portanto, separe um recipiente de bom tamanho com tampa. Posteriormente, coloque no fundo uma camada de folhas secas ou palha e depois uma camada de folhas de babosa cortadas ao meio. Vá intercalando até preencher todo o recipiente. 

Por fim, tape o vaso e deixe em lugar bem iluminado. De 20 em 20 dias é necessário fazer reviradas, mexendo bem o composto. Depois de 60 dias, o adubo estará pronto para uso. Você pode inserir o produto diretamente sobre o substrato das suas plantas. Em poucos dias, elas ficam radiantes!

Enraizador natural

Caso queira utilizar a babosa como enraizador natural, retire a camada externa da folha, separando apenas o gel.Em seguida, pegue a estaca que deseja enraizar e passe na extremidade do ramo um pouco de canela em pó e depois, o gel da babosa. Aí é só plantar normalmente.

Pesticida

Para utilizar a planta como pesticida, corte duas folhas, retire o gel e bata no liquidificador com um pouco de água (só um pouquinho mesmo!). A seguir, coe o liquido e depois borrife nas folhas das plantas da sua casa e jardim. Além de funcionar como alimento para as verdinhas, essa substância repele insetos, morcegos e passarinhos, impedindo que comprometam o cultivo. 

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS