Saúde
Você tem medo de voar de avião? Descubra as causas e como superar
Existem técnicas e até cursos especializados que garantem uma experiência aérea mais tranquila.
Apesar de o avião ser considerado um dos meios de transporte mais seguros do mundo, ainda provoca ansiedade em muitas pessoas que desenvolveram um pavor de voar.
E isso não é restrito a apenas algumas pessoas. Surpreendentemente, até 40% dos passageiros experimentam algum nível de desconforto durante um voo. Então, se você faz parte desse grupo, não está sozinho.
Paralelamente, estudos indicam que apenas 41% dos viajantes não sentem medo ao voar, o que revela que a apreensão é realmente mais comum do que se imagina.
Diferentes fatores, como eventos traumáticos e notícias de acidentes aéreos, podem agravar essa ansiedade. De qualquer forma, compreender a causa do medo de viajar de avião é o primeiro passo para enfrentá-lo.
Aprofundando as causas do medo de voar
Os medos relacionados ao voo podem ser divididos em dois grandes grupos. O primeiro é composto por pessoas que têm medo de acidentes fatais, enquanto o segundo está associado à claustrofobia dentro da aeronave.
Tanto os traumatizados quanto os claustrofóbicos devem procurar ajuda psicológica, mas os casos exigem diferentes abordagens de tratamento.
Por outro lado, estigmas relacionados a desastres aéreos devem ser podados. Bons exemplos de eventos traumáticos nesse sentido são o 11 de setembro e o acidente com o avião da TAM no aeroporto de Guarulhos.
Lembranças como essas não podem pautar o direito de ir e vir de quem quer que seja.
Muitas pessoas ainda têm medo de viajar de avião – Imagem: reprodução
Técnicas para superar o medo de voar
Apesar de ser muito improvável que o medo de viajar de avião desapareça completamente, existem cursos que ajudam a controlá-lo.
Muitos desses cursos são oferecidos por companhias aéreas renomadas, como Air France, Lufthansa e Virgin. Em geral, eles ensinam técnicas de relaxamento e simulações práticas.
Quem já teve contato com essas formações pode comprovar os seguintes benefícios:
- Desenvolvimento de técnicas de respiração e relaxamento;
- Controle da ansiedade durante as viagens;
- Prática com simulações de situações reais;
- Dentre outros.
A realidade virtual tem sido uma ferramenta eficaz nesses cursos, ajudando os participantes a enfrentarem seus medos em um ambiente controlado. O curso “Flying With Confidence” da British Airways, por exemplo, oferece até mesmo um voo de teste.
Se você sofre com o medo de voar, considere essas opções e busque ajuda profissional. Lembre-se de que é possível controlar a sensação de pânico e aproveitar suas viagens aéreas com mais serenidade, ou até mesmo viajar de avião pela primeira vez, se for o caso.

-
Política1 dia atrás
Itália altera regras de cidadania por descendência e impacta brasileiros; veja detalhes
-
Mundo1 dia atrás
A curiosa razão pela qual cidades europeias estão dando galinhas a moradores
-
Bancos2 dias atrás
Grande banco fecha 38 agências e impacta clientes e funcionários
-
Mercado de Trabalho2 dias atrás
Renda máxima: quanto um motorista da Uber consegue fazer por mês?
-
Empresas1 dia atrás
Stefanini reorganiza operação e aposta em crescimento com IA e aquisições
-
Empresas1 dia atrás
Marketplace da Petrobras lança API Store
-
Finanças1 dia atrás
Se você mora sozinho, também pode receber benefícios pelo Caixa Tem
-
Automobilística1 dia atrás
CNH vencida? Saiba os prazos de renovação e evite penalidades