Conecte-se conosco

Automobilística

Volkswagen quer alugar carros elétricos para aproveitar bateria

Iniciativa da empresa, deve provocar uso consciente de diversos automóveis. Além disso, a proposta vai reduzir os impactos causados ao meio ambiente.

Publicado

em

Durante o Salão de Munique, a Volkswagen anunciou que pretende alugar carros elétricos usados. No caso, trata-se dos carros usados da empresa, que já tiveram parte de sua vida útil gasta. Um dos objetivos é manter o controle das baterias dos veículos.

Leia mais: Novo Nissan Magnite deve ter preço mais atrativo que Kicks

De acordo com a empresa, a iniciativa é um prazo para aumentar a vida útil da bateria do automóvel. Contudo, os impactos vão além dos econômicos, já que esses automóveis utilizam energia limpa para locomoção. Assim o meio ambiente também sai ganhando.

Utilização adequada

De moto objetivo, a empresa também planeja lucrar com o aluguel desses automóveis. Afinal, são carros que poderiam deixar de funcionar muito antes do tempo, por conta da falta de uso. Assim, a empresa ganha e os motoristas ganham com essa iniciativa.

Herbert Diess, CEO da companhia, comentou o assunto durante o Salão de Munique. O evento é um dos principais acontecimentos do setor automotivo mundial.

“Na Europa, estamos tentando fazer um segundo e um terceiro contrato para os carros, mas um leasing, para que possamos manter a propriedade dos mesmos veículos. Hoje acreditamos que a vida útil da bateria é de cerca de 1.000 ciclos de carga e 350.000 quilômetros, então é provável que os acumuladores possam durar mais do que o carro. Queremos recuperá-los para não produzirmos novos”. Foi o que destacou Diess, em sua fala.

O CEO também disse, com base na sua experiência, que alguns carros elétricos costumam valorizar. Essa aparente valorização conseguiria até superar o mesmo processo em carros convencionais. A capacidade de carga residual da bateria costuma se manter entre 70% e 80% mesmo após bastante uso.

8 anos

De acordo com a Volkswagen, a proposta visa manter os veículos ativos por mais 8 anos. Após o prazo se encerrar, cada automóvel passará por um processo de reciclagem. 

A montadora analisa o que pode ser reaproveitado, como os acumuladores. Algumas peças podem ser recicladas para o sistema de energia doméstico, por exemplo.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS