Conecte-se conosco

Agronegócio

Produção de trigo no RS pode ultrapassar 3,7 milhões de toneladas

Ao mesmo tempo, importação brasileira caiu 4,9% em setembro na comparação com o mesmo período de 2020

Publicado

em

O Rio Grande do Sul, segundo maior Estado produtor de trigo no país, pode chegar a produzir mais de 3,7 milhões de toneladas este ano. A estimativa é da Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado (FecoAgro/RS). De acordo com Paulo Pires, presidente da entidade, o clima favorável do final do ciclo ajudou na produção e colheita. “Mesmo que em algumas regiões, como as Missões e Grande Santa Rosa, tenha ocorrido falta de chuvas nos meses de julho e agosto, deverá se ter uma colheita normal, ao contrário do ciclo passado onde houve uma frustração por causa das geadas”, afirma.

Até o momento, o andamento da safra é considerado positivo. “O mercado está aquecido, com demanda de trigo para exportação, das indústrias moageiras e para a nutrição animal, que vem crescendo substancialmente com o apoio e incentivo das entidades do setor”, acrescentou o presidente da federação.

Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), no ano passado, a produção gaúcha de trigo ficou em 2,26 milhões de toneladas. Para 2021, a expectativa é de 3,78 milhões de toneladas.

Em contrapartida, a importação brasileira caiu 4,9% em setembro na comparação com o mesmo período do ano passado. Ao todo, o Brasil importou 447,5 mil toneladas de trigo em setembro deste ano, contra 470,5 mil toneladas registradas em 2020. O desembolso total foi de US$ 123,34 milhões, de acordo com dados do Agrostat, o sistema de estatísticas de comércio exterior do agronegócio brasileiro.

Jornalista desde 2015. Pós graduada em Comunicação e Marketing desde 2020. Contadora de histórias desde sempre.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS