Política
Votação do Orçamento de 2025 será em 11 de março
Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional.
A Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional definiu para o dia 11 de março a votação do relatório final do Orçamento de 2025 (PLN 26/24). O anúncio foi feito pelo presidente do colegiado, deputado Julio Arcoverde (PP-PI), em meio a um impasse sobre as regras para emendas parlamentares que, segundo ele, atrasaram a tramitação da proposta.
A indefinição orçamentária levou o governo federal a recorrer a uma medida provisória para garantir a continuidade do Plano Safra. Na semana passada, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, informou que o Executivo enviará ao Congresso uma MP que libera um crédito extraordinário de R$ 4 bilhões para o programa, fundamental para o financiamento do agronegócio. Segundo Haddad, sem essa solução, a execução do Plano Safra estaria comprometida.
O deputado Arcoverde, no entanto, rebateu as declarações do ministro e negou que o Congresso tenha sido omisso. Em nota, ele afirmou que o colegiado sempre esteve disposto a discutir e votar o Orçamento, mas que as “confusões jurídicas” geradas por decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre as emendas parlamentares dificultaram o processo.
Disputa entre governo e Congresso
A tramitação do Orçamento tem sido marcada por críticas mútuas entre o governo e parlamentares. O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, deputado Pedro Lupion (PP-PR), usou as redes sociais para acusar o Executivo de falta de habilidade política na condução da pauta. Ele ressaltou que o setor privado movimenta cerca de R$ 1 trilhão na produção agropecuária, com os recursos públicos servindo apenas como complemento para financiamentos.
Diante do impasse, o governo anunciou no último dia 20 a suspensão dos subsídios ligados ao Plano Safra, alegando falta de autorização orçamentária. Com a edição da medida provisória, os créditos para o programa devem ser retomados. Enquanto isso, uma reunião entre representantes dos Três Poderes foi marcada para quinta-feira (29) para discutir as regras das emendas parlamentares e tentar destravar a votação do Orçamento.
(Com Agência Câmara).

-
Tecnologia12 horas atrás
Plano ‘secreto’ quer acabar com os fios elétricos no Brasil
-
Agronegócio2 dias atrás
Não entre em pânico se encontrar uma cobra no seu jardim; saiba como agir
-
Saúde13 horas atrás
Anvisa proíbe suplementos de ora-pro-nóbis, mas planta in natura é liberada
-
Empresas2 dias atrás
Justiça decreta falência de editora famosa no Brasil
-
Economia2 dias atrás
ANP anuncia áreas do 5º Ciclo de Oferta Permanente de Concessão
-
Tecnologia1 dia atrás
Nova tecnologia da Google pode dar fim à Starlink
-
Tecnologia1 dia atrás
Se você usa PayPal, cuidado: esse novo golpe está se espalhando rápido
-
Mundo1 dia atrás
No Japão, empresas estão lucrando com pedidos de demissão