Empresas
Weg tem lucro de R$644,2 milhões no 3º trimestre; Alta é de 54%
Resultado foi impulsionado pela rápida recuperação da crise econômica, atingindo volumes próximos aos níveis pré-pandemia ao final do período.
A multinacional brasileira Weg <WEGE3.SA> teve lucro líquido de 644,2 milhões de reais no terceiro trimestre, o que corresponde a alta de 54% em relação ao mesmo período de 2019, com a retomada da demanda de equipamentos de ciclo curto, além da manutenção do bom desempenho dos negócios de ciclo longo e controles de custos.
“A melhora na demanda por equipamentos de ciclo curto ocorreu em todas as áreas de negócios, ainda que em ritmos diferentes entre elas”, afirmou a companhia especializada em fabricação e comercialização de motores elétricos, transformadores, geradores e tintas em documento à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) nesta quarta-feira, 21.
Segundo a Weg, os negócios de Motores Comerciais e Appliance, Tintas e Vernizes e Geração Solar Distribuída (incluída em GTD) ligados ao mercado brasileiro apresentaram rápida recuperação da crise econômica, atingindo volumes próximos aos níveis pré-pandemia ao final do terceiro trimestre de 2020.
“Já os negócios na área de Equipamentos Eletroeletrônicos Industrias mostraram boa evolução em relação ao trimestre passado, ainda que em menor intensidade no mercado externo quando comparado com o mercado interno”, acrescentou a empresa.
Os negócios de ciclo longo, projetos para indústrias como mineração, papel & celulose, água & saneamento e óleo & gás, bem como na área de Transmissão & Distribuição (T&D) impulsionaram o bom desempenho da companhia no período.
A receita operacional líquida da fabricante de motores elétricos, tintas industriais e produtos de automação e controle industrial chegou a 4,8 bilhões de reais, um aumento de 43,3% ante o mesmo período do ano anterior, alta de 51,3% no mercado interno e de 37,8% no mercado externo (em reais).
As despesas de vendas, gerais e administrativas (VG&A) consolidadas totalizaram 564,9 milhões de reais, o que equivale a aumento de 27,1% sobre o terceiro trimestre do ano passado. Entretanto, quando analisadas em relação à receita operacional líquida, representaram 11,8%, uma queda de 1,5 ponto percentual ano a ano.
O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) avançou 61,5% ano a ano, para 935,3 milhões de reais, com a margem Ebitda ficando em 19,5% no período de julho a setembro, ante 17,3% um ano antes.
O retorno sobre o capital investido (ROIC) chegou a 23,3% no terceiro trimestre, o que indica crescimento de 4,1 pontos percentuais em relação ao mesmo período do ano anterior. O lucro por ação da multinacional foi de 0,30711 real, de 0,19939 real um ano antes.

-
Mundo2 dias atrás
Não é Paris nem Nova York: cidade mais linda do mundo fica no Brasil
-
Bancos2 dias atrás
Dinheiro ‘desaparece’ das Caixinhas e clientes do Nubank exigem solução
-
Investimentos1 dia atrás
Governo aprova mudanças na tributação de investimentos; saiba como ficou
-
Agronegócio13 horas atrás
Você nunca mais vai jogar borra de café fora depois de ver o que ela faz nessas 3 plantas
-
Agronegócio2 dias atrás
Abate de vacas e porcas gestantes é PROIBIDO pela Justiça
-
Finanças19 horas atrás
Baby boomers enfrentam pesadelo com aposentadoria, mas solução pode ser simples
-
Economia1 dia atrás
Saque FGTS calamidade liberado! Veja quem pode sacar até R$ 6.220 mil
-
MEI1 dia atrás
É MEI e ultrapassou o limite de faturamento? Aja rápido: saiba agora o que fazer