Tecnologia
WhatsApp clonado: Como descobrir e evitar que isso aconteça?
Ninguém quer passar pela experiência de ter seu WhatsApp clonado, no entanto, como lidar com uma situação dessa?
A gente não quer nem sonhar com a possibilidade de ter o WhatsApp clonado, não é mesmo? Por isso é melhor saber como proceder caso isso aconteça, já que o golpe tem sido cada vez mais comum nos dias de hoje, infelizmente.
O primeiro passo, é saber se, de fato, seu aplicativo foi clonado, já que muitos demoram a descobrir, e nesse momento de desespero só o que lhe resta é trocar de número.
O clone de aplicativos de mensagem é realizado com a finalidade de acessar os contatos para se aproveitar da amizade e do companheirismo dos colegas e da família da vítima, já que os criminosos usam WhatsApp, fingindo ser o dono, para conseguir dinheiro dos pais, irmãos e amigos.
Dessa maneira, um dos maiores problemas é quando chega a conhecimento da vítima que algum conhecido lhe emprestou um dinheiro que nunca chegou a ele de fato.
Cuide da sua conta na rede para evitar cair nesse tipo de golpe. Saiba como se proteger. Para descobrir se seu aplicativo de mensagens foi clonado, você deve sempre se manter atento às conexões ativas do seu aplicativo, porque muitas pessoas também utilizam o mensageiro pelo computador.
Para verificar se outros dispositivos estão conectados ao seu mensageiro, é necessário encontrar em seu smartphone a opção que mostre “aparelhos conectados” ou “WhatsApp Web/Desktop”. Se algum aparelho que você não conheça estiver conectado, você poderá desconectar nessa mesma tela.
Também é muito importante que o usuário fique sempre de olho nas mensagens enviadas para ver se de fato foram enviadas por ele.
Uma dica que todos já estão cansados de ouvir quando o assunto é cair em golpes ou instalar malwares sem querer é: por isso não baixe aplicativos em lojas não oficiais. Essas lojas destinadas a baixar softwares podem trazer com o arquivo algum vírus que permitirá o acesso a suas contas, não somente do WhatsApp.
Seguindo essa mesma linha, é importante ficar atento a aplicativos espiões. Isso porque esse tipo de app vasculha suas mensagens e privacidade, muitas vezes à procura de senhas.
Não deixe seu celular sem supervisão, principalmente em lugares onde muitos desconhecidos podem ter acesso.
Também é importante que o usuário ative uma função liberada em uma das últimas atualizações. Essa é a verificação em duas etapas, que chegou justamente para trazer uma maior segurança aos usuários do aplicativo.
Agora você já sabe como cuidar do seu celular e do seu aplicativo de mensagens para não cair em golpes. Vale muito mais se prevenir, não é?
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Tecnologia2 dias atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Alô, dona de casa! Saiba como garantir sua aposentadoria do INSS
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp
-
Economia2 dias atrás
Salário mínimo pode chegar a R$ 1.524 e trazer desafios em 2025