Conecte-se conosco

Tecnologia

WordPad chega ao fim! Microsoft anuncia remoção do programa depois de 28 anos

O famoso editor de textos já deixou de ser atualizado pela empresa e será removido em breve. Foi dada a largada para a despedida.

Publicado

em

Essa notícia vai abalar os mais nostálgicos, especialmente aqueles que aprenderam a digitar e a mexer com computador no final dos anos 1990. A Microsoft anunciou uma mudança no Windows, o que significa o fim de uma era.

A gigante da tecnologia divulgou na última sexta-feira (1º) que deixou de atualizar o programa WordPad e que, em breve, ele será removido dos dispositivos Windows.

A data da remoção não foi especificada pela companhia. O que se pode dizer, desde então, é que foi dada a largada para o processo de despedida daquela ferramenta que serviu de base para as pessoas aprenderem a digitar e configurar textos.

Mudança

Com essa decisão, a Microsoft informa que passará a indicar o Word somente para edição de textos. A notícia foi divulgada pela empresa em uma página de suporte.

“O WordPad não está mais sendo atualizado e será removido em uma versão futura do Windows. Recomendamos o Microsoft Word para documentos rich text, como .doc e .rtf, e o Bloco de Notas do Windows para documentos de texto sem formatação, como .txt”, diz o texto da nota.

O WordPad é oferecido pela Microsoft desde o Windows 95, ou seja, há 28 anos. No início do contato do grande público com computadores, ele foi essencial para que as pessoas aprendessem noções básicas de digitação, formatação e composição de documentos.

A simplicidade do programa sempre foi um facilitador nesse sentido, mas, com o tempo e o aprimoramento do conhecimento coletivo sobre computadores, acabou perdendo espaço para o Word, que é mais completo.

Novo bloco de notas

Se, por um lado, o WordPad está saindo, por outro, o Bloco de Notas, que é outro editor de textos famoso do Windows, vai ganhar algumas novidades.

Desde o final de agosto, a Microsoft começou a testar o salvamento automático do bloco de notas. A notícia também foi anunciada em um blog da empresa.

“Com esta atualização, o Bloco de Notas começará a salvar automaticamente o estado da sessão, permitindo que você feche o Bloco de Notas sem interromper as caixas de diálogo e, em seguida, continue de onde parou quando retornar”, informou a companhia.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

Publicidade

MAIS ACESSADAS