Tecnologia
WordPress: Falha em plugin famoso facilita ataques a 12 milhões de sites
Vulnerabilidade detectada por especialista em segurança digital possibilita controle total de invasores sobre páginas hospedadas na plataforma.
O surgimento de uma vulnerabilidade em um dos plugins mais utilizados do WordPress pode facilitar a ação de invasores e a tomada de controle de cerca de 12 milhões de sites.
O bug foi descoberto por um especialista da empresa de segurança cibernética NinTechNet, chamado Jerome Bruandet. Segundo ele, se a falha for devidamente explorada por hackers, o risco é grande.
A vulnerabilidade afeta o Elementor Pro, plugin que possibilita a criação de sites com aparência profissional mesmo sem conhecimentos em programação.
A exploração dela ocorre, basicamente, no momento em que o plugin é utilizado em conjunto com a ferramenta de construção de lojas on-line WooCommerce.
Chance de ataque
De acordo com Jerome, se essas condições forem atendidas, qualquer pessoa que tenha uma conta no site impactado conseguirá criar novos registros com acessos de administrador.
Com isso, é possível, por exemplo, assumir o total controle da página e aplicar alterações sensíveis, como redirecionar todo o tráfego dela para um site fraudulento e realizar outras ações maliciosas.
A falha já está sendo explorada por cibercriminosos. O próprio sistema de gerenciamento de conteúdos do WordPress já informou algumas ocorrências.
Os ataques foram realizados por meio dos seguintes IPs: 193.169.194.63, 193.169.195.64 e 194.135.30.6. Durante a ação, os invasores instalaram arquivos wp-resortpack.zip, wp-rate.php e lll.zip nas páginas afetadas.
Como se proteger?
A falha no Elementor Pro foi relatada ao WordPress durante o mês de março e ela teria sido corrigida, com o lançamento de um patch de segurança.
Para terem acesso a essa versão corrigida com o sistema de proteção, no entanto, os usuários e administradores de sites precisam fazer a atualização do sistema.
O bug afeta as versões 3.11.6 e anteriores do plugin Elementor Pro. A atualização já apresenta a versão seguinte (3.11.7), sem a vulnerabilidade detectada anteriormente.
A plataforma emitiu um alerta para todos os usuários da ferramenta e disse, ainda, que aqueles que utilizam o Ninja Firewall WP Edition e o Ninja Firewall WP+ Edition estão protegidos da falha.
-
Cotidiano2 dias atrás
Nem pense em batizar seu filho assim: 100 nomes que são proibidos no Brasil
-
Tecnologia1 dia atrás
Já conhece o cavalo robô lançado por Elon Musk?
-
Criptomoedas1 dia atrás
24 anos de prisão: homem cai em armadilha do WhatsApp e mesmo assim é preso
-
Tecnologia1 dia atrás
Proibidos! 5 aparelhos que nunca devem ser ligados na extensão elétrica
-
Mundo1 dia atrás
Partiu? 5 países com o melhor equilíbrio entre vida pessoal e trabalho
-
Tecnologia1 dia atrás
Alerta de segurança: golpe de taxa de entrega faz novas vítimas no WhatsApp
-
Finanças2 dias atrás
Dá para ganhar dinheiro com a nova IA do WhatsApp? Veja do que ela é capaz
-
Tecnologia2 dias atrás
Não deixe rastros! Aprenda a excluir conversas com a Meta AI do WhatsApp