Saúde
Xarope caseiro para tosse seca e com catarro: a solução rápida que você precisa
A tosse é um reflexo natural do organismo que pode ser desencadeado por diferentes condições de saúde, como alergias respiratórias, asma, fumo ou poluição.
Dependendo da causa, a tosse pode ser seca, irritante e persistente ou estar acompanhada de catarro, o que torna o processo de expectoração necessário para a liberação das secreções.
Embora os xaropes caseiros não substituam o tratamento médico adequado, eles podem ser uma opção complementar para aliviar os sintomas da tosse seca e com catarro.
Xarope para tosse seca
A tosse seca, caracterizada pela ausência de secreções, pode ser bastante desconfortável e irritante. Felizmente, alguns xaropes caseiros podem fornecer alívio ao hidratar a garganta e acalmar o reflexo da tosse.
Xarope de orégano
Ingredientes
- 1 colher de sopa de mel
- 1 colher de chá de orégano
Modo de preparo
O orégano possui propriedades antitússicas que podem ajudar a aliviar a tosse seca. Para fazer esse xarope, misture uma colher de sopa de mel com uma colher de chá de orégano em um recipiente de vidro.
Aqueça a mistura no micro-ondas por 10 segundos, aguarde esfriar e tome de duas a três vezes ao dia.
No entanto, evite esse xarope se você tiver alergia ao orégano ou mel ou estiver grávida ou amamentando.
Além disso, não é adequado para crianças menores de 2 anos, pessoas com intolerância à frutose ou síndrome do intestino irritável e deve ser consumido com cautela por quem possui diabetes.
Xaropes para tosses com catarro
A tosse com catarro ocorre quando há acúmulo de secreções nas vias respiratórias, exigindo a sua eliminação por meio da expectoração.
Nesses casos, xaropes caseiros com propriedades expectorantes e broncodilatadoras podem ser úteis para diluir as secreções e aliviar a tosse. Veja algumas opções:
Xarope de beterraba
Ingredientes
- 1 beterraba
- 2 colheres de sopa de açúcar mascavo
Modo de preparo
A beterraba possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que podem ajudar a acalmar a tosse com catarro. Para preparar o xarope, lave e corte uma beterraba em rodelas e coloque-as em um pote de vidro limpo e seco.
Adicione duas colheres de sopa de açúcar mascavo, misture bem e tampe o pote. Deixe descansar por 24 horas e tome duas colheres de sopa desse xarope três vezes ao dia.
É importante ter cuidado ao consumir esse xarope se você tiver diabetes, pois pode aumentar os níveis de glicose no sangue.
Xarope de alho, cebola e mel
Ingredientes
- 1 cebola ralada
- 1 dente de alho amassado
- Suco de 1/2 limão
- 3 colheres de sopa de mel
Modo de preparo
Esse xarope combina os benefícios do alho, da cebola e do mel, proporcionando ação expectorante, antisséptica e anti-inflamatória.
Rale uma cebola, amasse um dente de alho e misture-os com o suco de meio limão e três colheres de sopa de mel em um pote de vidro com tampa. Mexa bem a mistura, tampe o pote e deixe na geladeira durante a noite.
Para crianças, recomenda-se tomar meia colher de chá desse xarope até três vezes ao dia, enquanto adultos podem tomar uma colher de chá até três vezes por dia.
No entanto, evite seu uso em crianças menores de 2 anos, pessoas com alergia ao mel, intolerância à frutose ou síndrome do intestino irritável. Além disso, esse xarope também deve ser consumido com moderação.

-
Loterias2 dias atrás
Em busca de prêmio de R$ 55, casal britânico descobre fortuna de R$ 6 milhões
-
Finanças2 dias atrás
Se você ganhou na loteria, parabéns! Agora saiba o que fazer para não perder tudo
-
Tecnologia11 horas atrás
Nubank tem surpresa exclusiva para os clientes; fique por dentro
-
Mercado de Trabalho1 dia atrás
Salário não é tudo! Veja o que atrai (de verdade) a Geração Z para uma vaga
-
Tecnologia24 horas atrás
Qual smartphone os magnatas da tecnologia usam? As escolhas de Cook, Bezos, Musk e outros
-
Tecnologia1 dia atrás
Não jogue fora! Veja ideias criativas para reaproveitar seu modem antigo
-
Tecnologia22 horas atrás
ChatGPT lança assistente de compras: como utilizar e quais os benefícios da novidade?
-
Economia1 dia atrás
Mudanças no seguro-desemprego: veja novos valores e regras atuais