Conecte-se conosco

Tecnologia

Xô, intrusos! Como descobrir se estanhos estão conectados a Wi-Fi do seu Android?

Publicado

em

Você, com certeza, já deve ter passado pela situação de alguém pedir para que você compartilhasse a rede móvel do celular, pois a pessoa estava sem internet. A alegação, quase sempre, é de que precisa checar algo com urgência,   a exemplo das mensagens do WhatsApp.

Esse tipo de compartilhamento, geralmente, exige a liberação do dono do aparelho, mas pode ser que alguém esteja se aproveitando e continua pegando carona no seu hotspot. Um sinal de que isso pode estar acontecendo é a redução da velocidade da internet.

Para tentar controlar isso, saiba que é possível detectar se celulares ou outros dispositivos desconhecidos estão conectados na sua rede móvel. O teste é simples e rápido.  

Apesar de você não poder expulsá-los à força, é possível adotar algumas medidas para dificultar o acesso, como: mudar a senha da Wi-Fi e limitar o número de usuários que podem se conectar.  

Acompanhe nas linhas abaixo como é possível detectar esses intrusos.  

Como descobrir estranhos na sua rede móvel  

O primeiro passo para identificar a presença de estranhos utilizando os seus dados móveis é acessar o menu de ferramentas do aparelho celular e, em seguida, buscando pelas opções de Wi-Fi, modo avião e Bluetooth.

Feito isso, mantenha pressionado o botão “Rede móvel” até que surja uma mensagem pedindo que você desligue a Wi-Fi e ative somente os dados móveis. Dê um “Ok” e prossiga.    

O passo seguinte é encontrar a opção “Dispositivos Conectados”. Clique nela e você verá uma página com a lista de modelos de dispositivos que estão acessando o seu hotspot ou utilizando a sua internet sem que você saiba.

Mesmo tomando conhecimento da existência deles, você ainda não pode expulsá-los. O jeito é adotar uma medida de bloqueio, como as mencionadas acima:

  • Desative o compartilhamento;
  • Mude a senha;
  • Limite o número de usuários conectados.

 Essas opções costumam estar disponíveis nas “configurações” do Hostpot Móvel.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com especialização em Comunicação Digital, e que trabalha há 14 anos como repórter e redator

Publicidade

MAIS ACESSADAS