Conecte-se conosco

Ações, Units e ETF's

XP mantém perspectiva positiva para a bolsa brasileira e revisa Ibovespa para 145 mil pontos

A gestora espera forte lucro das empresas

Publicado

em

Ibovespa encerra o pregão com alta de 0,87%, aos 122.964,01 pontos

A XP Investimentos manteve perspectiva positiva para a bolsa brasileira e revisou o Ibovespa para 145 mil pontos, ante os 135 mil indicados anteriormente.

A equipe de economistas e analistas da gestora elencou que apesar das preocupações com o cenário macroeconômico, ainda há projeções de forte crescimento do lucro das empresas listadas.

Índice Bovespa é o mais importante indicador do desempenho médio das cotações das ações negociadas na B3. É formado pelas ações com maior volume negociado nos últimos meses.

Ibovespa

XP: Bolsa está barata

Para a equipe da XP, ao se olhar para as diversas métricas, a Bolsa está barata. “O Ibovespa negocia com um múltiplo Preço/Lucro abaixo de sua média histórica, e com um desconto maior do que no passado quando comparamos com os EUA e Mercados Emergentes”, disseram.

E acrescentaram: “além disso, a recuperação da economia doméstica, e o cenário externo favorável com a manutenção dos estímulos beneficiando as empresas exportadoras e atreladas à commodities, reforçam nossa visão.”

É com base nesse cenário que eles cravaram o Ibovespa nos 145 mil pontos até o final de 2021.

“Com a alta da inflação, muitos nos questionam se a Bolsa é um bom investimento. Ações são ativos reais, ou seja, eles protegem da deterioração do poder de compra ao longo do tempo. Desde a criação do índice Ibovespa, ele ofereceu um retorno anualizado de 6,3% acima da inflação”, destacaram.

“E olhando para o Ibovespa ajustado para a inflação, a Bolsa está abaixo do pico alcançado em 2008. O índice precisa subir +56% para alcançar a máxima histórica novamente. Nesse ambiente de subida de preços, montamos uma carteira de ações que tendem a estar mais protegidas nesse cenário”, informaram.

XP mantém perspectiva positiva para a bolsa brasileira e revisa Ibovespa para 145 mil pontos

Carteira de Ações

Para maio, a XP fez uma única alteração na carteira Top 10, ao trocar Omega (OMGE3) por Localiza (RENT3).

Também adicionou um novo portfólio, trazendo a carteira Small Caps que conta com a recomendação de cinco ações: Ânima (ANIM3), Aura Minerals (AURA33), Grupo Soma (SOMA3), Lavvi (LAVV3) e Jalles Machado (JALL3).

Bolsa X Pib

De acordo com os analistas que assinam o relatório da XP, uma série de preocupações acabaram contaminando o sentimento dos investidores em relação ao Brasil e à Bolsa brasileira recentemente.

“A lista de preocupações é longa, e inclui: 1) o recrudescimento da pandemia, 2) o cenário eleitoral de 2022, 3) a trajetória fiscal, dado as dificuldades de aprovação do Orçamento do governo com a manutenção do teto de gastos, 4) a percepção de maior intervenção política nas empresas, dentre outras”, elencaram.

E disseram mais: “a nossa pesquisa mensal com os assessores da XP corrobora com essa visão. Na pesquisa de março, a percepção estava mais negativa em relação ao Brasil, com uma queda de -17 pontos percentuais em relação aos clientes que pretendiam aumentar sua exposição em ações (25%). Porém na última pesquisa de abril, a visão dos assessores da XP, e de seus clientes, melhorou. O destaque foi pro aumento no interesse em fundos de Renda Variável em+12p.p. M/M, atingindo 40%.”

Por conta dessas preocupações, disseram, o Brasil tem uma das piores performances na Bolsa, na moeda e nos juros em relação aos seus pares em 2021. A Bolsa brasileira cai -4,7% em dólares no ano, enquanto o MSCI Global sobe +8,6%.

XP mantém perspectiva positiva para a bolsa brasileira e revisa Ibovespa para 145 mil pontos

Hora de comprar

Eles dizem acreditar que uma congruência de fatores deve levar a uma forte alta do mercado brasileiro. Em linhas gerais, 1) a Bolsa brasileira está muito barata, e ainda não reflete totalmente a forte recuperação e crescimento de lucros que se verá em 2021 e 2022, 2).

Também a aceleração da vacinação ao longo dos próximos meses pode levar à reabertura da economia e crescimento mais acelerado do PIB.

Por fim, a diminuição dos riscos fiscais após a aprovação recente do Orçamento deve fazer com que o mercado volte a focar nos fundamentos Micro e menos nas preocupações Macro.

XP mantém perspectiva positiva para a bolsa brasileira e revisa Ibovespa para 145 mil pontos

Continue lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.