Conecte-se conosco

Agronegócio

Zamioculca, a suculenta fácil de cultivar: esta espécie é perfeita pra quem busca praticidade

Veja os cuidados de cultivo com a zamioculca para ter uma planta saudável e que tenha um bom desenvolvimento.

Publicado

em

A zamioculca, também conhecida como “planta do dinheiro” ou “Zamioculcas zamiifolia,” é uma planta de interior popular devido a sua aparência atraente e facilidade de cuidado.

Originária da África do Sul, a espécie é conhecida por sua capacidade de sobreviver em condições de cultivo desafiadoras. No entanto, mesmo sendo uma planta resistente, ela ainda requer cuidados adequados para crescer e prosperar.

Foto: Thicha6327 / Shutterstock

Iluminação indireta

A zamioculca se dá bem em condições de pouca luz, mas seu crescimento e aparência serão melhores em luz indireta.

Coloque sua planta perto de uma janela com cortinas finas que filtram a luz solar direta ou a uma distância suficiente da janela para evitar a exposição direta ao sol forte.

Deixe o solo secar entre as regas

Uma das principais causas de problemas com a Zamioculca é a rega excessiva. Essa planta armazena água em seus caules e raízes, tornando-a adaptada a secas. Portanto, permita que o solo seque completamente entre as regas.

Verifique a umidade do solo inserindo um dedo cerca de 2,5 cm na terra. Se sentir umidade, espere antes de regar novamente.

Vaso com boa drenagem

Certifique-se de que o vaso da zamioculca tenha furos no fundo para permitir a drenagem adequada da água.

O excesso de água retida no solo pode levar ao apodrecimento das raízes. Use um vaso com boa drenagem e esvazie qualquer água acumulada na base do vaso após a rega.

Tolerância a temperaturas extremas

A zamioculca é relativamente tolerante a uma ampla faixa de temperaturas. No entanto, ela prefere temperaturas entre 18°C e 24°C. Evite exposição prolongada a temperaturas abaixo de 10°C, pois isso pode prejudicar a planta.

Fertilização e nutrição

Durante a estação de crescimento, que geralmente ocorre na primavera e no verão, fertilize a planta uma vez a cada dois meses com um fertilizante balanceado, diluído pela metade.

Limpeza e remoção de folhas mortas

Remova regularmente as folhas mortas ou amareladas da zamioculca para manter sua aparência saudável e esteticamente agradável. Use uma tesoura de poda limpa e afiada para cortar as folhas na base.

Transplante ocasional

A zamioculca não requer transplante frequente, pois gosta de estar um pouco “apertada” no vaso. Transplante apenas quando as raízes começarem a sair pelos buracos de drenagem ou quando o vaso estiver muito cheio. Use um vaso ligeiramente maior com substrato fresco.

Propagação

Você pode propagar a zamioculca a partir de folhas ou caules cortados. Deixe as folhas ou os caules cortados secarem e cicatrizarem por alguns dias antes de plantá-los em solo úmido. Mantenha o solo úmido até que novos brotos comecem a crescer.

Pragas e problemas comuns

A zamioculca é geralmente resistente a pragas, mas pode ocasionalmente ser afetada por cochonilhas ou ácaros. Inspecione regularmente a planta e trate qualquer infestação com um pesticida suave e não tóxico.

Jornalista, apaixonada por escrita desde pequena me encontrei no universo da comunicação digital. Já escrevi sobre diversos assuntos e minha missão é levar informação e conhecimento de forma simples e objetiva para o leitor, seja ele quem for!

Publicidade

MAIS ACESSADAS