Conecte-se conosco

Agronegócio

🍌Bananas pretas? Desvendamos o mistério e como dizer 'não mais'

Publicado

em

Você já comprou bananas e, logo no próximo dia ou dentro de pouquíssimo tempo, notou que elas já estavam escurecendo? Já se perguntou o que pode fazer com que fiquem assim? Será que elas estão estragando ou apenas mudando de cor? E, o principal: o que fazer para evitar que isso aconteça?

A banana é uma das frutas mais populares e saudáveis do mundo, por isso, muitas pessoas devem se fazer as perguntas acima com frequência. Por isso, é importante saber o que esse escurecimento da banana significa, se é prejudicial ou não, e como manter suas frutas frescas e amarelas por muito mais tempo, evitando o desperdício.

Por que as bananas escurecem?

Esse processo é chamado de escurecimento enzimático, já que deriva de uma enzima, a polifenoloxidase, que catalisa a oxidação dos fenóis e resulta na formação dos compostos conhecidos como quinonas, que, por sua vez, são responsáveis por dar essa coloração amarronzada às frutas e legumes.

As bananas liberam um gás sem cor e natural, o etileno, que atua como hormônio vegetal, o que acelera o processo de amadurecimento. Frutas que produzem esse gás podem ser climatéricas ou não climatéricas. As climatéricas, como as bananas, continuam emitindo o gás depois de colhidas, enquanto as outras, como as cítricas, não.

Quando os ácidos da fruta entram em contato com o etileno, começam a se decompor naturalmente, o que faz com que a polpa amoleça e os pigmentos verdes da clorofila sejam, quebrados. Isso deixa a fruta mais doce, macia e amarela. No entanto, como continua a agir, o etileno deixa a coloração marrom com o tempo.

Como manter as bananas amarelas e frescas por mais tempo?

Não existe uma maneira totalmente eficaz de parar o amadurecimento das bananas, mas o que existem são alguns truques com um embasamento científico ou prático, que pode ajudar nesse retardamento. Alguns desses métodos são:

  • corte a banana em fatias e despeje algumas gotas de suco de limão, armazenando na geladeira e consumindo em até três dias;
  • armazene em local fresco, seco e longe da luz solar direta;
  • guarde-as em recipientes fechados, mas apenas se estiverem descascadas e dentro da geladeira;
  • você pode congelar a fruta após amadurecerem e usá-la em sorvetes, sobremesas e vitaminas.

Bruna Machado, responsável pelas publicações produzidas pela empresa Trezeme Digital. Na Trezeme Digital, entendemos a importância de uma comunicação eficaz. Sabemos que cada palavra importa e, por isso, nos esforçamos para oferecer conteúdo que seja relevante, envolvente e personalizado para atender às suas necessidades. Contato: bruna.trezeme@gmail.com

Publicidade

MAIS ACESSADAS