Saúde
🦐 Amantes de camarão: Vocês realmente sabem o que estão comendo?
O camarão é um alimento muito apreciado por muitas pessoas — muito mesmo, já que quem gosta de camarão, ama. Esse prato delicioso pode ser preparado de diversas formas e ser combinado com os mais diferentes ingredientes, formando composições verdadeiramente incríveis, surpreendentes e, claro, muito saborosas.
No entanto, há uma parte do camarão que não é recomendada para o consumo, mesmo que seja uma prática basicamente ritualística em algumas culturas, já que ela pode conter substâncias que trazem riscos à saúde de quem come: a cabeça.
Quem deu a informação foi a Agência Espanhola de Consumo, Segurança Alimentar e Nutricional (Aecosan). Foi divulgado que chupar ou comer a cabeça do camarão pode representar um risco à saúde, visto que pode conter cádmio, um metal capaz de causar danos renais, desmineralização óssea e até mesmo câncer.
Inclusive, a agência informou que, ao consumir a cabeça do crustáceo, por mais inofensivo que possa parecer, estamos ingerindo quatro vezes mais cádmio do que quando comemos o abdômen, por exemplo.
O cádmio, por sua vez, é capaz de se acumular em nosso organismo com o passar dos anos e consumo frequente de alimentos que o possuam, o que pode levar aos problemas de saúde mencionados. Alguns frutos-do-mar, como o camarão, podem ser ricos em cádmio, por isso o risco em seu consumo.
Benefícios associados ao consumo de camarão
Apesar do perigo em consumir a cabeça do camarão, existem também benefícios associados a esse alimento tão versátil e saboroso. Entre os principais pontos positivos, podemos destacar:
- Poucas calorias: ideal para dietas de perda de peso;
- Ricos em proteínas: auxiliam na saciedade e construção de músculos;
- Proteção contra doenças cardíacas;
- Faz bem para a saúde mental: contém triptofano;
- Protege a pele;
Infelizmente, algumas pessoas podem ser alérgicas a frutos-do-mar, situação em que o consumo de alimentos como o camarão deve ser completamente vetado. Além disso, é preciso se certificar da procedência do ingrediente, comprando sempre de fontes confiáveis e, se possível, ainda fresco.

-
Política1 dia atrás
Itália altera regras de cidadania por descendência e impacta brasileiros; veja detalhes
-
Mundo1 dia atrás
A curiosa razão pela qual cidades europeias estão dando galinhas a moradores
-
Tecnologia1 dia atrás
Pouca gente sabe que usar Starlink em prédios pode dar problema! Veja por quê
-
Empresas2 dias atrás
Stefanini reorganiza operação e aposta em crescimento com IA e aquisições
-
Empresas2 dias atrás
Marketplace da Petrobras lança API Store
-
Finanças2 dias atrás
Se você mora sozinho, também pode receber benefícios pelo Caixa Tem
-
Automobilística2 dias atrás
CNH vencida? Saiba os prazos de renovação e evite penalidades
-
Finanças2 dias atrás
Fale com o gerente! 5 taxas bancárias desnecessárias que você paga