Conecte-se conosco

Carreira

10 cursos profissionalizantes com mais vagas no Brasil

Diferentemente de como geralmente é um curso técnico, as aulas dos profissionalizantes são mais práticas e direcionadas.

Publicado

em

Como participar do Auxílio estudante.

Uma pesquisa conduzida em 2023 pela Pearson, em colaboração com o Google, mostrou que mais de 80% das pessoas preferem cursos online de curta duração, especialmente os voltados para a profissionalização.

Com base na mesma pesquisa, Eduardo Leite, diretor de produto da Pearson, afirmou que os brasileiros reconhecem a importância da qualificação para se manterem competitivos no mercado de trabalho e conseguirem as vagas desejadas em suas áreas.

Com base nesses dados, veja a seguir os benefícios da educação profissionalizante e descubra quais são os cursos que mais empregam no Brasil. Isso vai te ajudar a decidir os próximos passos da sua carreira!

Saiba quais são os cursos profissionalizantes em destaque no Brasil – Foto: Reprodução

Por que investir em capacitação profissionalizante?

Investir em capacitação profissional é uma escolha inteligente por várias razões.

Primeiramente, esses cursos preparam você para o mercado de trabalho, fornecendo as qualificações necessárias para se destacar e obter um bom emprego.

Eles aumentam suas chances de empregabilidade ao enriquecerem seu currículo com habilidades específicas e práticas.

Além disso, a educação profissionalizante se adapta rapidamente às mudanças do mercado, garantindo que seus conhecimentos estejam sempre atualizados.

Esses cursos são rápidos e flexíveis, permitindo uma entrada mais ágil no mercado de trabalho.

Ao diversificar suas habilidades, você aumenta suas oportunidades de carreira e potencial de ganhos, pois profissionais especializados são mais valorizados.

Diferenças entre cursos técnicos e profissionalizantes

Embora ambos os cursos visem formar profissionais de maneira rápida e eficaz, há diferenças importantes entre eles:

  • Objetivo: cursos profissionalizantes são mais específicos e nichados. Já os cursos técnicos são mais abrangentes e generalistas, abarcando áreas mais amplas.
  • Tempo: cursos técnicos duram de um a três anos, enquanto os profissionalizantes podem ser concluídos em alguns meses ou até semanas.
  • Valores: cursos profissionalizantes tendem a ser mais acessíveis financeiramente e oferecem maior flexibilidade, com muitas opções online. Os cursos técnicos, por serem mais longos, tendem a ser mais caros e menos flexíveis.

Ambas as opções formam profissionais qualificados, cabendo ao aluno escolher a melhor alternativa conforme suas necessidades e preferências.

Os cursos que mais empregam no Brasil

De acordo com uma pesquisa feita com ex-alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), os 10 cursos com as maiores taxas de emprego após a formação são:

  1. Mecânica (96,5%)
  2. Alimentos (95,2%)
  3. Mecânica de manutenção (94,7%)
  4. Refrigeração e climatização (94,5%)
  5. Eletromecânica (94,4%)
  6. Automação industrial (93,2%)
  7. Fabricação mecânica (93%)
  8. Eletrotécnica (92,7%)
  9. Soldagem (91,3%)
  10. Manutenção de máquinas industriais (90,6%)

Outra lista, elaborada por uma das principais agências de emprego do país, a Catho, revelou os 8 cursos profissionalizantes que oferecem mais oportunidades no país.

  1. Técnico em Administração (120 mil vagas)
  2. Técnico em Logística (mais de 16 mil vagas)
  3. Técnico em Contabilidade (10 mil vagas)
  4. Técnico em Enfermagem (1.200 vagas)
  5. Técnico em Segurança do Trabalho (mais de mil vagas)
  6. Técnico em Construção Civil (mais de 400 vagas)
  7. Técnico em Edificações (mais de 300 vagas)
  8. Técnico em Telecomunicação (mais de 300 vagas)

Natália Macedo é graduada em Jornalismo, possui MBA em Comunicação e Jornalismo Digital. Mineira de Belo Horizonte, é apaixonada pelo Universo Geek e pelo mundo da música e entretenimento. Além disso, ama escrever e informar de maneira leve e democrática.

Publicidade

MAIS ACESSADAS