Conecte-se conosco

Economia

13º em dobro para segurados do INSS é aprovado em comissão da Câmara

Projeto que cria abono extra para segurados da Previdência recebeu parecer favorável da Comissão de Finanças e Tributação.

Publicado

em

A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados aprovou, na semana passada, o projeto que cria o 13º salário em dobro para segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O aval abrange pagamentos referentes aos anos de 2020 e 2021.

Leia mais: 14º salário do INSS: Tire suas dúvidas sobre o valor, pagamento e mais

A proposta prevê a liberação de um abono anual extra no valor de até dois salários mínimos. A justificativa para a medida é que aposentados, pensionistas e outros beneficiários do INSS tiveram seu 13º salário antecipado, ficando sem renda no fim do ano.

O governo prevê um custo de R$ 39,26 bilhões em 2020 e de R$ 42,15 bilhões em 2021 para financiar o benefício. Se tudo correr bem, os pagamentos serão feitos em março de 2022 e de 2023.

De autoria do deputado Pompeo de Mattos, o Projeto de Lei 4367/20 foi elogiado por seu relator na comissão, o deputado Fábio Mitidieri. Segundo ele, essa é uma boa maneira de reduzir o impacto da pandemia na vida de milhões de segurados da Previdência Social e seus dependentes.

Para que o dinheiro chegue aos contemplados, o texto precisa passar pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara, pelo Senado Federal e pela sanção do presidente Jair Bolsonaro.

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS ACESSADAS