Conecte-se conosco

Economia

3 benefícios que você pode ter direito, mas não sabe

Recursos podem melhorar de forma socioeconômica a situação de uma pessoa ou família. Conheça alguns deles.

Publicado

em

Nos dias atuais, estar bem informado tornou-se algo tão importante quanto respirar. Saber dos principais assuntos que circundam nosso dia a dia faz com que não percamos nossos direitos como cidadãos pagadores de altas taxas de impostos.

Por isso a necessidade de conhecer os benefícios garantidos por lei. Eles podem melhorar de forma socioeconômica a situação de uma pessoa ou de uma família, por exemplo. Até então desconhecidos, eles passam despercebidos por entre a enxurrada de informações que temos de lidar no nosso cotidiano.

Um deles é o auxílio-doença em caso de cirurgia plástica. Apesar de estar ligada à estética, esta forma de afastamento do trabalho permite que o segurado continue recebendo seu salário em razão da incapacidade momentânea. Para isso, basta ele estar na qualidade se segurado e ter contribuído em favor do INSS por pelo menos 12 meses.

Mas atenção: neste caso, o trabalhador precisa comprovar que a saúde no pós-operatório será comprometida e que a realização da cirurgia estética está associada à melhora na saúde.

Benefícios do INSS menos conhecidos

Outro benefício pouco debatido é o salário-maternidade em casos de aborto. O INSS trata como aborto o evento ocorrido antes do sexto mês (vigésima terceira semana) da gestação. Se comprovado que o ocorrido não foi criminoso, a funcionária fará jus a um descanso de duas semanas e pagamento de salário-maternidade neste mesmo período. Lembrando que nestes casos é necessário apresentar atestado médico que comprove a situação da trabalhadora.

O último benefícios, mas não menos importante, trata do adicional de 25% na aposentadoria por invalidez. A medida entrou em vigor desde a implantação da Reforma da Previdência, aprovada em 2019. A ajuda é concedida aos segurados incapacitados para o trabalho de forma permanente ou até que se consiga uma reabilitação profissional.

Neste caso, para garantir o recebimento do valor extra, o segurado deve passar por avaliação dos peritos médicos do INSS. Destacando que o complemento é concedido aos aposentados por invalidez que necessitam de terceiros para a realização de atividades básicas do dia a dia.

Leia ainda: INSS: Sabia que sua aposentadoria pode aumentar com descarte de contribuições?

Publicidade
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Economia

Caixa começa os pagamentos da 6ª parcela do auxílio emergencial nesta sexta, 17

Confira as datas de repasses do benefício para quem é inscrito no Bolsa Família ou faz parte do público geral.

Publicado

em

A Caixa Econômica Federal começa a pagar a 6ª parcela do auxílio emergencial 2021 a partir desta sexta-feira, 17. O dinheiro será repassado inicialmente para quem é inscrito no Bolsa Família e tem o Número de Identificação Social (NIS) encerrado em 1.

Leia mais: Fim do auxílio emergencial: Veja quantas parcelas do benefício ainda restam

O cronograma do programa social para quem não está inscrito no Bolsa Família é organizado em ciclos de pagamentos, com etapas de depósito em conta e saques em espécie, conforme o mês de nascimento. Para este grupo, os repasses começam a partir do dia 21 de setembro, próxima terça-feira.

No caso dos beneficiários do Bolsa, não é possível acumular os dois benefícios. Neste caso, faz-se o repasse daquele que for mais vantajoso para o beneficiário.

Calendário 6ª parcela do auxílio emergencial 2021

Veja as datas de pagamento do novo ciclo do programa social, tanto para quem faz parte do Bolsa ou do público de informais:

Datas de pagamento da 6ª parcela para quem faz parte do Bolsa Família

  • NIS com final 1: 17 de setembro
  • NIS com final 2: 20 de setembro
  • NIS com final 3: 21 de setembro
  • NIS com final 4: 22 de setembro
  • NIS com final 5: 23 de setembro
  • NIS com final 6: 24 de setembro
  • NIS com final 7: 27 de setembro
  • NIS com final 8: 28 de setembro
  • NIS com final 9: 29 de setembro
  • NIS com final 0: 30 de setembro

Datas de pagamento da 6ª parcela para quem é público geral

  • Nascidos em janeiro – 21 de setembro
  • Nascidos em fevereiro – 22 de setembro
  • Nascidos em março – 23 de setembro
  • Nascidos em abril – 24 de setembro
  • Nascidos em maio – 25 de setembro
  • Nascidos em junho – 26 de setembro
  • Nascidos em julho – 28 de setembro
  • Nascidos em agosto – 29 de setembro
  • Nascidos em setembro – 30 de setembro
  • Nascidos em outubro – 1º de outubro
  • Nascidos em novembro – 2 de outubro
  • Nascidos em dezembro – 3 de outubro

Lembrando que a partir de novembro, depois de encerrados os pagamentos do auxílio emergencial, o governo federal pretende lançar o Auxílio Brasil, que substituirá o Bolsa Família. O governo deve ainda bater o martelo acerca dos valores do novo programa.

Continue lendo

Economia

GPA (PCAR3) investe em logística para turbinar receita

Meta do grupo é ampliar estruturas de entrega e armazenagem

Publicado

em

Crédito: Isto é Dinheiro

Como um dos passos iniciais do fulfillment (conjunto de serviços para a venda digital) o grupo GPA (PCAR3), controlador do Pão de Açúcar e do hipermercado Extra, anunciou hoje (17) que pretende dar início à venda de seus serviços logísticos, de forma a ampliar a lista de redes que utilizam suas estruturas de entrega e armazenagem, gerando, assim, mais receita.

Coleta de produtos – Como medida prévia, o GPA começou a coletar produtos dos lojistas de seu “marketplace” (shopping virtual), com o objetivo de oferecer aos vendedores os preços das tabelas negociadas com os Correios.

Duas frentes – Em sua estratégia de crescimento para 2022, o grupo pretende atacar em duas frentes: a armazenagem dos produtos dos vendedores em seus centros de distribuição e o uso das 870 lojas do grupo como ponto de coleta e envio de mercadorias dos lojistas. De abril a junho, a venda on-line do grupo atingiu R$ 428 milhões, uma alta de 32% sobre igual período de 2020.

‘Same day’ – Como resultado da criação, há 45 dias, de sua divisão logística própria (GPA Log), o grupo conseguiu reduzir, em mais de um dia, o prazo de coleta, entrega e postagem pelos Correios. No caso de entrega do Rio para São Paulo, a meta da empresa é reduzir o prazo atual, de três dias para 24 horas, o chamado ‘same day’. “Isso tornará viável quando as demais etapas do plano avançarem, a exemplo da armazenagem dos centros da empresa”, prevê o diretor-executivo de logística do GPA, Marcelo Arantes.

Atraso ‘vantajoso’ – “O difícil, neste caso, nem é a logística, mas a separação. Imagine ter que fazer a compra em 15 minutos, que é o tempo máximo para uma venda com prazo prometido de uma hora”, explicou Arantes, ao considerar uma ‘vantagem’ o fato de a GPA estar atrasada em relação às concorrentes, no que toca à venda de alimentos pela Internet (marketplace). “Isso ajuda a empresa a aprender com os erros alheios”.

Venda complexa – Sobre a operação, Arantes esclarece que “a venda de alimento é muito mais complexa do que qualquer outra, pois a forma de acondicionar o produto pode fazer a empresa perder o cliente”, comenta, ao adiantar que a empresa estuda a possibilidade de dar gratuidade aos lojistas, por tempo indeterminado, no serviço de armazenagem nos centros, depois que o projeto já estiver em curso, no ano que vem. A medida do GPA não deixa de ser inovadora, uma vez que marketplaces cobram taxas de comissão sobre venda pelos serviços.

Continue lendo

Bancos

Nubank lança assistente de pagamentos para contas recorrentes

Novidade do banco digital permite que o cliente automatize o pagamento de compromissos financeiros do dia a dia.

Publicado

em

Novo layout app Nubank

O Nubank tem uma novidade para quem tem compromissos financeiros recorrentes e quer mais facilidade para quitar essas contas em dia. O assistente de pagamentos do banco digital possibilita que o cliente com conta pessoal ou PJ cadastre suas dívidas mensais no débito automático.

Veja também: Mais crédito no cartão: Nubank realiza aumento de limite em massa

A nova função garante mais tranquilidade e segurança na hora de garantir que todas as contas recorrentes foram quitadas em dia. É mais fácil, prático e transparente em um mundo moderno e cheio de tarefas.

A fintech também anunciou que vai ampliar as funções do assistente de pagamentos em breve. O serviço está sendo disponibilizado aos poucos para os titulares de contas digitais no Nubank.

Até o momento, é possível colocar em débito automático boletos como água, luz, telefone, gás e internet. Basta cadastrar no aplicativo e ter saldo suficiente disponível na data pagamento.

Como colocar uma conta no débito automático?

Confira o passo a passo para ativar a nova funcionalidade:

  • Acesse o aplicativo do Nubank;
  • Na tela inicial do app, aperte a opção “Assistente de pagamentos”;
  • Toque no sinal de “+”, depois em “Pagamento”;
  • Escolha o tipo de pagamento e a empresa;
  • Clique em “Débito automático”;
  • Informe o código de débito automático (geralmente pode ser encontrado na fatura da conta);
  • Aperte em “Aceitar e enviar” e confirme com a senha.

O usuário ainda pode definir um valor para ser avisado caso a dívida fique muito alta. Essa opção fica disponível logo após informar o código de débito automático.

Continue lendo

MAIS ACESSADAS