Finanças
4 em cada 10 brasileiros estão com o nome sujo; Entenda opções de crédito para se livrar dessa
Conheça quatro opões simples de conseguir empréstimos e se livrar do nome sujo.
Estar com o nome sujo é um problema sério. É uma condição que pode inclusive afetar sua saúde mental e sua vida cotidiana. Uma pesquisa recente informou que milhares de brasileiros estão com o nome sujo, cerca de 4 em cada 10 pessoas.
É possível quitar suas dívidas ou adquirir bens de serviço através da obtenção de créditos. Porém, quando você está com o nome sujo, as instituições bancárias, financeiras e lojas impedem a pessoa a ter acesso a crédito.
No entanto, há diferentes formas de acessar outras opções de crédito e conseguir limpar seu nome. Confira a seguir as quatro melhores alternativas e como fazê-las.
1. Possibilidade de empréstimos com garantia de veículos ou imóveis
Uma informação que poucos sabem: negativados que possuem veículos ou imóveis no seu nome podem acessar linhas de créditos com prazos maiores e taxas pequenas. O fato de você possuir um bem ajuda na obtenção de crédito para que você possa se livrar das dívidas.
Contudo, é importante tomar cuidado, pela possibilidade de o bem correr risco de ser perdido caso haja inadimplência do financiamento. Ou seja, a falta do cumprimento do pagamento do imóvel ou veículo pode comprometer seu patrimônio.
Quando não há limite em cartões, essa é uma boa opção de crédito para os negativados.
2. Penhor sob algum bem do negativado
Uma das possibilidades de conseguir crédito é o penhor. Consiste em contratar um empréstimo colocando como garantia uma joia, um bem ou objetos de valor, por exemplo, relógios finos, prataria, talheres etc.
Você pode acessar informações sobre esse segmento no site da Caixa Econômica.
3. Empréstimo Consignado
Uma boa alternativa para beneficiários do INSS ou servidores públicos é o empréstimo consignado. Esse crédito possui taxas atrativas, prazos maiores e pode ser solicitado por aqueles que estão com o nome sujo.
O acesso é possível através da solicitação de autorização do empréstimo na via INSS, que pode ser feito no aplicativo Meu INSS. Lá, você informa os dados do NIS, e assim que o dinheiro for liberado, as parcelas são descontadas direto no salário ou pagamento do benefício.
4. Antecipação do saque-aniversário do FGTS
Uma ótima opção para quem está negativado e procura dinheiro é alterar a modalidade do FGTS de saque-rescisão para saque-aniversário.
O pagamento é feito no mês do aniversário da pessoa, limitado a um salário mínimo. Por isso, é viável para que não precisa com urgência o dinheiro.

-
Bancos2 dias atrás
Crise à vista? Santander fecha agências e demite centenas de funcionários
-
Imposto de Renda - IRPF1 dia atrás
Nova tabela do Imposto de Renda é aprovada na Câmara e teto para isenção sobe
-
Tecnologia1 dia atrás
Seu PC virou uma ‘carroça’? Pode ser culpa da última atualização do Windows
-
Empresas1 dia atrás
Netflix por R$ 14,99? Veja quanto seria o valor da assinatura hoje, corrigido pela inflação
-
Empresas1 dia atrás
Por que o McDonald’s está sendo boicotado? Spoiler: motivo não envolve comida
-
Bancos2 dias atrás
Fim do papel? Banco do Brasil inova com comprovantes digitais via WhatsApp
-
Economia23 horas atrás
Tem dívida com a Caixa? Não pague sem antes ver essa condição de até 90% de desconto
-
Tecnologia9 horas atrás
É propaganda enganosa? Imagens criadas por IA em anúncios do iFood geram debate